Rio de Janeiro

Rio de Janeiro é o estado com maior número de eleitores idosos

Número na capital representa 11,6% do eleitorado

Acorda Cidade

 

Quase 10% dos eleitores fluminenses têm mais de 69 anos. Terceiro maior colégio eleitoral do país, depois de São Paulo e Minas Gerais, o Rio de Janeiro é o estado com maior número de  eleitores idosos.  São Paulo e Rio Grande do Sul vem em seguida.
 
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos quase 12 milhões de eleitores do Rio de Janeiro, cerca de 1,12 milhão têm mais de 69 anos e representam 9,3% do eleitorado fluminense. Nas eleições de 2010, o percentual de  eleitores idosos era 8,8%. Na capital, o número de idosos aptos para votar em 7 de outubro representa 11,6% do eleitorado. Em 2010, o percentual era  11,1%.
 
O número de eleitores brasileiros com 70 anos ou mais também aumentou, passando 6,9% nas últimas eleições para 7,2%. O crescimento do número de eleitores nesta faixa etária comprova um fato da sociedade brasileira atual: queda na natalidade e aumento da expetativa de vida.
 
Para o cientista político e diretor executivo do Instituto de Pesquisas do Rio de Janeiro, Geraldo Tadeu Moreira Monteiro, além de importante em termos numéricos, o grupo dos eleitores é altamente informado e ativo na vida social, podendo influenciar na escolha de outros grupos etários.
 
São pessoas que, em geral, têm disponibilidade maior de tempo para leitura e busca de informações, conhecem mais a história. Então, muitas vezes, elas orientam os votos dos mais jovens. As informações são do R7.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários