A partir de terça-feira

Greve dos Bancários: confira as dicas do Procon para evitar cobrança de encargos

As empresas são obrigadas a oferecerem alternativas. Caso a empresa não disponibilize outro local de pagamento, o consumidor deve documentar esta tentativa de quitar o débito através do registro do protocolo da ligação, além de prestar uma reclamação junto ao Procon.

 

Acorda Cidade
 
Com a possível paralisação dos funcionários dos bancos a partir da próxima terça-feira (18), a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor(Procon/Feira) apresenta algumas orientações sobre os direitos do consumidor no pagamento de suas contas enquanto as atividades dos bancários estiverem suspensas.
 
O Procon/Feira orienta que consumidores procurem canais alternativos para quitar as dúvidas, entrando em contato com a empresa e solicitem outra opção de local para efetuarem o pagamento, a exemplo de internet, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
 
As empresas são obrigadas a oferecerem alternativas. Caso a empresa não disponibilize outro local de pagamento, o consumidor deve documentar esta tentativa de quitar o débito através do registro do protocolo da ligação, além de prestar uma reclamação junto ao Procon.
 
“É necessário que o consumidor se conscientize que, se não liquidar a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança que saiba ser devedor, não o isentará do pagamento se tiver sido disponibilizado outro local para realizá-lo” explica o Superintendente Municipal de Defesa do Consumidor, Jorge Marques.
 
Segundo Jorge, esse é o melhor modo para não ter que arcar com a cobrança de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito (ex.: SPC, SERASA). “O consumidor, em hipótese alguma, pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, pois não contribuiu, em nada, para a sua realização”, reitera.
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