Passado o período do Carnaval, todos os olhares agora estão voltados para a Micareta de Feira que acontece entre os dias 18 e 21 de abril, além do arrastão confirmado para a segunda-feira, dia 22.
Incluído no Calendário Oficial do Município, o Esquenta Micareta, evento pré-micaretesco já tem data definida para este ano de 2024.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, informou que a festa será realizada no dia 7 de abril na Avenida Fraga Maia, assim como aconteceu em 2023.
“Assim como fizemos no ano passado, modificando em comparação aos anos anteriores, que sempre aconteciam na semana da Micareta, a gente entende que começando no início do mês de abril, a cidade começa a respirar o momento da Micareta, o comércio começa a se movimentar mais, a gente já entra no clima, então no dia 7 de abril, o Esquenta Micareta acontece na Fraga Maia. A gente trabalha dentro do circuito como foi no ano passado, mas buscando melhorias com relação aos acessos. Com certeza, a gente vai melhorar e trazer isso para que a gente possa ter um espaço bacana”, explicou.
Durante os festejos que estavam acontecendo na capital baiana, em Salvador, o secretário acompanhou de perto algumas novidades que foram implantadas no Carnaval, e que poderão ser replicadas na Micareta de Feira.
“Tivemos a oportunidade de visitar o Circuito Barra-Ondina e também o Campo Grande, observando todas as novidades que a Prefeitura de Salvador trouxe esse ano, e nessas oportunidades, nós visitamos a estrutura de saúde, inclusive a Dra. Cristiane, secretária de Saúde, esteve presente, e Feira de Santana foi uma grande referência para o Carnaval de Salvador que implantou serviços neste ano, e que tinham sido implantados em Feira no ano passado. Então novidades que nós vimos, que a prefeitura realizou, nós vamos já estar trabalhando dentro desse planejamento também, como é o caso das ilhas que foram criadas de ventilação, água filtrada para que as pessoas pudessem se servir, outro exemplo e que já estamos verificando com os parceiros, é a questão do protetor solar dentre outras questões de infraestrutura”, informou.
Além das novidades a serem implantadas, o secretário confirmou a ampliação do Circuito Maneca Ferreira.
“Já temos o formato de ampliação e expansão do nosso circuito, onde no ano passado o nosso prefeito Colbert Martins com toda a gestão, nós ampliamos da Maria Quitéria até o Colégio Luiz Eduardo Magalhães, já nas proximidades da Rodoviária, e neste ano, a gente amplia chegando exatamente nas proximidades da Castro Alves, criando portanto, um novo espaço com uma ala infantil, para que as famílias possam estar presentes. Isso são novidades que a gente vem trazendo e aprimorando dentro de toda estrutura que nós estamos implantando. Ano passado nós demos mais espaço para os foliões, a exemplo das praças de alimentação, pranchão fazendo dueto com os trios que passavam pela Avenida, valorização do palco do reggae, o palco de Luciano Mello, a tenda com DJs ali próximo dos barracões universitários, como também os investimentos e valorização da nossa cultura na Praça da Kalilândia”, disse o secretário.
Questionado sobre os artistas que irão se apresentar na Micareta de Feira, o secretário informou que já iniciou a conversa com os produtores desde o ano passado, mas nenhum contrato foi assinado.
“No último trimestre, nós contactamos com algumas produções, pois já sabíamos que nos meses de dezembro e janeiro, seria mais difícil devido o Carnaval de Salvador, o verão fervendo em termos de eventos, então são dezenas de atrações que já fizemos o contato, mas agora nós vamos buscar o fechamento com os contratos, alinhando, portanto, para que o nosso prefeito possa trazer todas as novidades e anunciar os artistas que brilharam no Carnaval de Salvador, que foram destaques e que estarão conosco, como fizemos em 2023, além da valorização dos nossos artistas, pois aqui nós temos um celeiro realmente muito bom da nossa cidade, valorizar estes grupos culturais e os grupos afros”, enfatizou.
BaianaSystem pode tocar na Micareta de Feira?
Segundo o secretário, contatos também foram feitos.
“A BaianaSystem é um fenômeno que vem acontecendo já há um bom tempo, é algo diferente dentro da sua musicalidade e realmente é um trabalho de excelência. Estamos buscando esse contato como buscamos no ano passado, mas a BaianaSystem tem uma característica, que eles se reúnem para estas ações nesse período de verão e logo em seguida, buscam seus trabalhos individuais. Quando chega no mês de abril, a gente já tem uma certa dificuldade de ter essa convergência dessa união do grupo, para que a gente possa ter essa apresentação, mas estamos trabalhando para que a gente possa ter também em nossa Micareta”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
No Carnaval de Salvador, secretário colhe ideias de sucesso para reproduzir na Micareta 2024
Secretário avalia ampliação do circuito da Micareta; outras melhorias estão previstas
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram