A Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) está lançando a campanha "Passeio Livre", visando conscientizar os proprietários de veículos a não obstruírem os passeios. Diretriz será baixada pelo órgão municipal, no próximo dia 14, visando por em prática leis do Código Nacional de Trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam sobre a punição para quem estacionar veículos nos locais inadequados.
Um dos locais de maior índice de acidentes de trânsito envolvendo pedestres em função do estacionamento indevido de veículos sobre as calçadas é a avenida Maria Quitéria. Isto porque, no trecho entre o Anel de Contorno em direção ao centro da cidade se concentram as lojas de revenda de automóveis, onde é comum a exposição dos veículos sobre as calçadas.
Para coibir a prática, o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, esteve reunido com proprietários de lojas de revenda de automóveis, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para discutir a questão.
Ele alertou aos comerciantes que os passeios devem estar livres. “Com esta medida, estamos prevenindo contra acidentes e garantindo o maior bem, que é a vida e a integridade física das pessoas”, destacou.
A fiscalização que será intensificada a partir do próximo dia 14 não terá como foco apenas a avenida Maria Quitéria. Todos os proprietários de veículos são orientados a não pararem sobre os passeios, estando sujeitos a multas, notificações e também reboque dos automóveis.
Informações da Secom