Feira de Santana

Quarta-feira de Cinzas: Missas marcam o início da Quaresma em Feira de Santana

Além da Paróquia Santo Antônio, a Catedral de Sant'Ana também celebrou na manhã de hoje, a missa da Quarta-Feira de Cinzas.

Missa quarta-feira de cinzas
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Dando início ao Tempo da Quaresma, período marcado pela preparação para a Páscoa, as paróquias de Feira de Santana celebraram, na manhã desta quarta-feira (14), missas que apresentam a imposição das cinzas na testa dos fiéis, simbolizando penitência e arrependimento.

A Paróquia Santo Antônio, localizada no bairro Capuchinhos, celebrou a missa da Quarta-feira de Cinzas com a presença de centenas de fiéis. Em entrevista ao Acorda Cidade, Edicleia Lima da Silva contou que sempre participa das celebrações.

Missa quarta-feira de cinzas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Sempre quando posso, venho participar da celebração. Eu amo a parte quando as cinzas são passadas nas testas, tem um significado muito forte”, disse.

Para Ilma dos Santos, que reside no bairro Parque Getúlio Vargas, a Quaresma é também um período de compreensão e amor ao próximo.

“Eu sou católica, acredito que hoje é o primeiro dia que dá início a Quaresma e é necessário essa vinda. O significado é de amor, paz, compreensão ao próximo, como hoje tem início a Quaresma”, informou.

Missa quarta-feira de cinzas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O médico João Batista de Cerqueira aproveitou a missa desta quarta-feira para celebrar a união da família, além de refletir sobre a vida enquanto cristão. Ele também contou à reportagem o que este período representa.

“Graças a Deus, Ele é sempre generoso com a nossa família e mais uma vez estou aqui com minha família, minha esposa, minha sogra com 94 anos, agradecendo a Deus pela vida e começando o período da Quaresma, são 40 dias em que nos voltamos para manter a fé, fazer uma reflexão profunda do que temos feito na vida, consciência de que a vida é uma finitude, como bem afirma o bispo Dom Itamar em sua bela crônica e finalmente nos prepararmos para a Páscoa de Cristo daqui a 40 dias. Eu sou abençoado por ter uma família unida, fraterna e com a minha sogra participando deste evento. eu frequento há mais de 50 anos, nossa família chegou a Feira em 1965 e de lá para cá, desde que me entendo, participo dos eventos religiosos aqui do Capuchinhos, tanto no período quaresmal, quanto na Festa de Santo Antônio e tem sido uma maneira de agregar mais valores cristãos na nossa caminhada de vida. Desejo uma boa Quaresma a todos”, contou.

Missa quarta-feira de cinzas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Missa quarta-feira de cinzas
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O Acorda Cidade também conversou com o Frei Jorge Rocha, sobre a importância da Quarta-feira de Cinzas aos católicos e a matéria pode ser conferida clicando aqui.

Além da Paróquia Santo Antônio, a Catedral Metropolitana de Sant’Ana também celebrou na manhã de hoje, a missa da Quarta-Feira de Cinzas, presidida pelo arcebispo emérito Dom Itamar Vian. A celebração eucarística também reuniu muitos fiéis e contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho.

Missa quarta-feira de cinzas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

À noite, 19h, também na Catedral Metropolitana de Sant’Ana, a missa celebrará o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024: “Vós todos sois irmãos e irmãs”.

Com informações dos repórteres Paulo José e Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários