De Olho Na Folia

Serviço da Prefeitura de Salvador oferece localização em tempo real dos trios do Carnaval de Salvador via WhatsApp

O atendimento também apresenta a localização dos módulos de saúde, das paradas de ônibus, táxis e mototáxis e etc.

serviço da Prefeitura oferece localização em tempo real dos trios do Carnaval de Salvador via WhatsApp
Foto: Bruno Concha / Secom PMS

No que depender da tecnologia, nunca mais o folião do Carnaval de Salvador vai se perder do seu trio. O serviço De Olho No Trio, uma das novidades da folia deste ano promovidas pela Prefeitura de Salvador, apresenta o deslocamento em tempo real dos blocos nos circuitos da festa, através do WhatsApp. O atendimento digital, que está disponível através do número 71 98791-3420, também apresenta a localização dos módulos de saúde, das paradas de ônibus, táxis e mototáxis, entre outras informações para o público.

O serviço é fruto de uma parceria entre a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), e a Empresa Salvador Turismo (Saltur). O De Olho No Trio atua em conjunto com a Central de Controle do Carnaval, no bairro de Ondina, estrutura que conta com representantes de todos os órgãos municipais diretamente envolvidos na festa.

Como explica o titular da Semit, Samuel Araujo, todos os trios são monitorados através de um sistema de GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português). “Através desse georreferenciamento, será possível planejar toda a estrutura referente a tempo total de passagem dos veículos, além de disponibilizar para o cidadão, via WhatsApp, a localização dos trios, identificados nominalmente, para que os foliões possam se deslocar para o local desejado e curtir a festa da forma que achar mais conveniente, sem perder contato com sua atração preferida”, explica.

Além do posicionamento dos trios elétricos, o atendimento via WhatsApp disponibiliza uma série de serviços, desde informações sobre o Expresso Salvador, Mobilidade, localização de banheiros químicos, pontos de táxis e mototáxis, módulos de saúde e uma intimidade de ações da gestão municipal para maior comodidade dos cidadãos.

“Através deste serviço, o folião poderá disponibilizar o seu georreferenciamento, podendo assim receber as informações mais precisas sobre a localização do seu trio ou serviço público que mais lhe interessar naquele momento. Então, é mais uma inovação que estamos trazendo para o Carnaval de Salvador, através da ferramenta social mais utilizada atualmente pela humanidade, que é o WhatsApp”, informa Samuel Araújo.

Inteligência Artificial – Para a apuração dos dados, contabilidade e distribuição das informações em tempo real, a Prefeitura vai utilizar ainda os serviços de uma Inteligência Artificial para auxiliar o folião sobre serviços e estruturas oferecidos, para que ele possa se localizar e achar seu caminho na festa.

Por outro lado, além da festa, será possível acessar demais informações sobre pontos turísticos, praias e demais elementos de Salvador para auxílio de baianos e turistas. “Isso tudo é fruto do planejamento feito para a festa, auxiliando tanto o folião quanto os órgãos responsáveis pela organização do Carnaval, sendo possível saber desde a manobra dos trios em Ondina, até a evolução dos desfiles nos diversos circuitos, sobre o trajeto e demais acontecimentos”, prossegue Araújo.

Waze – Graças uma parceria com o aplicativo de mobilidade Waze, também é possível conhecer a localização das barreiras da Transalvador, que também estão georreferenciadas no app, facilitando o deslocamento dos foliões em direção ao circuito e para fora dele, seja para curtir a festa, ou para chegar à residência com maior comodidade.

Serão mais de 200 câmeras ajudando nas tarefas de monitoramento durante o Carnaval, além de aproximadamente 80 pontos ativos de Wi-Fi exclusivamente para o público que vai curtir a festa, sendo 32 somente no circuito Dodô (Barra-Ondina), que nos primeiros dias de pré-Carnaval já contabilizaram 16 mil conexões, antes mesmo do início oficial da folia. No circuito Osmar (Campo Grande), 3,6 mil conexões foram registradas, em mais de 396 megabytes de informações trafegadas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários