Conforme o Acorda Cidade já antecipou, o Dia do Comerciário, que sempre é comemorado na terceira segunda-feira do mês de outubro, neste ano será na Segunda-Feira de Carnaval, dia 12 de fevereiro. A decisão também beneficiou os comerciários no dia 13, Terça-Feira de Carnaval, fazendo com que o comércio não seja aberto em ambos os dias.
Sendo assim, todo o comércio de Feira de Santana estará fechado na Segunda-feira de Carnaval. Contudo, na terça-feira apenas as lojas situadas no centro da cidade não abrirão. Neste caso somente os shoppings e comércio de bairros poderão funcionar normalmente na terça.
A mudança foi feita após a definição do novo piso salarial do comércio para o ano de 2024 (relembre aqui). Em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta quinta-feira (1º), o presidente do Sindicato do Comércio, Marco Silva reforçou a mudança.
“Esse ano a convenção coletiva teve uma boa evolução, nós pacificamos essa questão, negociamos com bastante antecedência. É bom para todo mundo, é bom para quem vai viajar, pode organizar, pode reservar uma pousada, uma passagem, e como eu digo, sempre é muito bom para todo mundo quando a gente consegue fazer isso com antecedência. O Dia do Comerciário, que no ano de 2023 foi comemorado em outubro, esse ano foi trocado pela Segunda-Feira de Carnaval. Então, na Segunda-Feira de carnaval, todo o comércio de Feira de Santana estará fechado, e o feriado lá em outubro não existirá”, informou.
Segundo Marco Silva, apenas os estabelecimentos de bairros estão autorizados a funcionar nestes dois dias, além dos Shoppings Centers.
“Na terça-feira do dia 13 de fevereiro, o comércio do centro não vai funcionar, como é que se define o que é centro da cidade? É pelo CEP oficial dos Correios, então só é procurar saber se no endereço consta o CEP como centro ou não, se for no centro de Feira de Santana, não pode abrir. E os Shopping Centers e os bairros estão autorizados a funcionar normalmente”, disse.
O comércio volta a funcionar normalmente na Quarta-Feira de Cinzas.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram