Economia
Nova classe média é responsável por 46% dos gastos com moda no país
O Nordeste é a segunda região do país que mais lucra com esse mercado, perdendo apenas para o Sudeste. Fortaleza é uma das cidades nordestinas que se beneficia com esse mercado e recebe comerciantes de todo o país.
Acorda Cidade
Pesquisa realizada pelo Data Popular mostra que a nova classe média brasileira já é responsável por 46% dos gastos com moda no país e vai destinar R$ 55,7 bilhões à compra de roupas, sapatos e acessórios. O nordeste é a segunda região do Brasil que mais lucra com esse mercado (19%), só perdendo para o sudeste (48%).
As cidades nordestinas aproveitam essa boa fase. Só de uma fábrica em Fortaleza saem 18 mil peças por dia, que são distribuídas para todo o país. "Principalmente para Norte, Nordeste e Centro- Oeste, que têm o maior volume de vendas, mas também temos boa penetração no Sul e Sudeste", afirma o diretor da empresa, Adriano Costa Lima.
Em Fortaleza, há shoppings que se especializaram em atender revendedores. Em um deles, são 350 lojas destinadas a quem compra em grande quantidade. “Estamos com um crescimento muito grande. Eles se deslocam, compram e voltam às cidades de origem", explica Saulo Varela, gerente comercial do shopping.
A comerciante Ana Maria dos Santos foi de Macapá para Fortaleza em busca de mercadoria: “Quando vem tem que aproveitar. Vendo tudo em 30, 40 dias. O povo em Macapá gosta de moda". Já Maria das Graças foi à cidade comprar roupa para revender às clientes em Paulo Afonso, na Bahia: “Ela está sempre querendo uma bijuteria, um calçado diferente, está sempre querendo renovar o guarda roupa. A gente vai atrás desse público, que dá mais retorno".
Aldízio Dutra da Silva fotografa e posta nas redes sociais fotos das roupas para mostrar às clientes do interior do Pará: "Com certeza a resposta é muito rápida. Hoje eu já postei algumas fotos e clientes já elogiaram. É uma outra técnica de venda, que ajuda bastante".
Clientes como Aldízio, Maria e Ana Maria movimentam o turismo de compras no Nordeste e reforçam esse pólo de moda no país. As informações são do Jornal Hoje.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes