Política

Prefeito pede que empréstimo seja votado na Câmara para obras após chuvas; Eremita Mota rebate

Eremita Mota declarou que o empréstimo só será votado após os esclarecimentos de onde estes recursos serão aplicados.

Prefeito Colbert
Foto: Arte/Acorda Cidade

Diante dos problemas enfrentados pelo município de Feira de Santana após as fortes chuvas, o prefeito Colbert Martins Filho, voltou a fazer um apelo à Câmara Municipal para a votação de um empréstimo, no valor de R$165 milhões, para a aplicação em obras de drenagem na área urbana do município.

Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta terça-feira (30), Colbert Martins Filho citou que há mais de um ano aguarda a análise do projeto e pediu para que a presidente da Câmara, Eremita Mota, possa colocá-lo em votação.

“São problemas frequentes que nós enfrentamos, existem situações em que a drenagem não foi feita, uma das formas de drenagem é a superficial, onde existe uma declinação, não precisa haver o subterrâneo, porque ela pode escoar pela área superficial pelo meio fio. Na Artêmia Pires, temos áreas completamente planas e tem que ter drenagem, é por isso que tenho solicitado há um ano investimentos para fazer uma drenagem profunda. Algumas drenagens como Humildes que nós fizemos, não alagou neste ano, mas temos limites e por isso que eu peço que a presidente coloque em votação para que nós possamos investir esse R$165 milhões em drenagens urbanas em Feira de Santana. Mandamos o projeto para Brasília e praticamente está aprovado, esses valores são valores iniciais. São empréstimos necessários. Tenho certeza que os vereadores vão aprovar caso coloque em votação. É importante esse investimento para a cidade que depende do poder legislativo”, frisou.

Em contrapartida ao pedido do prefeito Colbert Martins, a presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora Eremita Mota, também em entrevista ao Acorda Cidade, declarou que o empréstimo só será votado após os esclarecimentos sobre onde estes recursos serão aplicados. Ainda segundo a presidente, não será dado ‘um cheque em branco’ à prefeitura.

“O prefeito Colbert Martins não toma providências de como ele utiliza os recursos, a capacidade de gerência, o tipo de serviço que ele deseja fazer com o empréstimo. Como um prefeito quer tomar um empréstimo de $80 milhões de dólares em um banco? a cidade é quem vai pagar por isso. Ele manda duas folhas de papel para a Câmara e nem sequer explica em que banco fará o empréstimo, não especifica onde ele vai trabalhar esse dinheiro. A lei diz que o prefeito deve fazer a gerência deste dinheiro. Não tenho a obrigação de dar nenhum cheque em branco ao prefeito para ele não dizer onde ele vai colocar. Uma hora ele diz que vai fazer viaduto, outra hora, tal serviço, depois para um hospital. Já fiz um apelo na Câmara e reforço aqui, é só ele pegar o valor do projeto e colocar detalhadamente onde ele deverá usar. Se ele colocar isso, a gente vota. Eu não crio problemas, eu só quero o certo. Temos vários projetos que foram oriundos de empréstimos que estão aí. Cadê o projeto centro? o BRT? Ele se aproveita de uma chuva dessa onde centenas de pessoas estão desabrigadas para pedir empréstimo. São drenagens mal feitas e há secretário há mais de 20 anos na prefeitura. Faça o planejamento direitinho e assuma onde vai gastar o dinheiro, que assim, a gente vota. Não sou irresponsável”, reforçou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
29 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Betânia Teixeira de Souza

A postura de Eremita é correta. Como emprestar uma verba se não tem justificativa de onde vai ser aplicado?

Ronaldo Araujo

Tenha o mínimo de respeito, essa briguinha política já está ficando feia.

Wellington

Aqui no Tomba a reforma da farinha até hoje não terminou a reforma, deve tá esperando chegar as eleições para acabar com a reforma e inaugura

Cidadao

Parabéns a presidente Eremita, que se faça a coisa certa. Este governo não tem condições alguma de se confiar.

KEL

Rapaz que prefeito eh esse de feira??
A cidade acabada.
Com vários recursos e não se coloca nos lugares certos,a educação falida,a saúde um caos a infraestrutura da cidade toda comprometida e esse cara ainda que empréstimo já praticamente na hora de entregar ao outro e a conta ser paga pelo outro.
Triste realidade .
A senhora eh top nobre vereadora .
Não se comprometa com o errado.

Mobilidade

alguém pergunta a esse prefeito cadê o dinheiro do Parque Linear na Estrada do Papagaio …obras paralisadas a anos e ninguém sabe se será concluída… cadê o dinheiro seu Colbert ???? não tenha medo não responda.

José Audecy de Magalhães

Essa eremita é
***., que atrasar feira., mais breve ela estará na rua., fora atrasar feira

Edvan Santos maia

Olhe as obras de Feira de Santana e veja se o prefeito soube aplicar as verbas destinadas a gestão dele ? Você contrataria as empresas que fazem obra em Feira de Santana, para fazer um reparo na sua casa?

Carlos Ramos Junior

Essa Presidente da Câmara tem quem ser cassada. os desmandos e malversação de recursos já estão na justiça,

Edvan Santos maia

Olhe as obras de Feira de Santana e veja se o prefeito soube aplicar as verbas destinadas a gestão dele ? Você contrataria as empresas que fazem obra em Feira de Santana, para fazer um reparo na sua casa?

Jose Carlos Mathias

Essa vereadora só quer o atraso de Feira de Santana.

alberto luiz queiroz

A Presidente da Câmara está mentindo, o projeto já foi divulgado, inclusive neste site, e tinha todas informações. O Problema é que essa Eremita é *** e quem está orientando ela a fazer besteira é ***.. Achando que o PT vai dar alguma migalha a ela. O resto quem paga o pato é o povo de Feira de Santana…que vota em analfabetos e em Vereadoras sem qualificação.

Edvan Santos maia

Olhe as obras de Feira de Santana e veja se o prefeito soube aplicar as verbas destinadas a gestão dele ? Você contrataria as empresas que fazem obra em Feira de Santana, para fazer um reparo na sua casa?

Obras necessárias/ momentos inoportuno

As obras são necessárias. Mas nessa altura do campeonato, último ano de desgoverno de COBÉ , ano eleitoral , ele avido para eleger o sucessor, para segurar os desmandos dele (muitos), com certeza essa verba vai toda para campanha 2024, Carlos Brito e Zé CORONÉ os criadores do BRT , dos viadutos com pista simples( pouco tempo outra licitação) ARTÊMIA PIRES sem condições de duplicação, essa turma está de olho nessa dinheirama, com certeza a cidade não vai ver uma obra.
Nesse ponto a câmara está com razão.

Esvan

Rapaz não sei quem tá certo se é o prefeito ou se é anpresisente da câmara só sei de uma coisa que acaba prejudicado com isso é a população mais carente

Roberval

Parabéns vereadora, a senhora está certa… jogando dinheiro no ralo como(BRT, projeto centro), viaduto da Cidade Nova uma obra daquela só em Feira de Santana.

Mobilidade

em relação ao BRT pode ter certeza que esse ano de eleição ele irá entregar a linha 02 que passa pela João Durval podem esperar…rebanho de oportunistas pra ganhar votos.

Edineide

Vergonha!

Quer aproveitar a situação pra mais uma vez pedir o empréstimo que ele tanto quer!

A presidente da câmara está certa nessa situação.

Diana Marlusia

Enquanto isso, os professores da Rede Municipal ficaram sem o aumento do salário. Só ficaram com as promessas…

jilvan rocha

Parabens vereadora eremita esta certissima ele deve explicar como sera gasto esse dinheiro sim nao e so liberar e no final o que vemos so obras inacabadas e mal feitas acorda prefeito e aprende atrabalhar

SANTANA

Eitaaa , e isso mesmo Eremita!

Esse prefeito não vale nada ,esta devendo mais de 300 estagiários por falta de pagamento ,inclusive a mim ,isso desde do ano passado .

Crispiniano de Santana Silva

As arrecadações do Municipal não tem como cobrir as despesas da cidade ou é de organização e competência para gerir os recursos que é destinado ao Município não dá pra entender só pedindo dinheiro emprestado deste jeito a cidade fica individada tem que saber administrar o dinheiro que é disponível ao Município

Tsilva

Corretíssima não aprova antes que ele explique pra onde vai o dinheiro ,saúde e educação estao aí sem receber seu reajuste desde janeiro do ano passado e só querendo empréstimo pra não fazer nada

Edvan Santos maia

Boa tarde, dinheiro nas mãos mao dessa gestão incompetente, não fará efeito frente aos problemas da cidade, basta olhar as obras de péssima qualidade que eles executam por toda cidade.

Sítio Licuri

Há Lucas da Feira vivo…

Alex da Silva

É lamentável a inabilidade do nosso prefeito, nunca ,nada, absolutamente nada é responsabilidade dele. Como uma criança egocêntrica, sempre atribui suas responsabilidades aos outros. Desde o ano passado tenta empurrar um empréstimo( o qual não tem informações ao que se destina) e como não tem credibilidade, pulso e liderança não consegue se quer pautar na câmara, aí tudo e qualquer episódio negativo que acontece no município é culpa da falta de aprovação do nefasto empréstimo. Cresce prefeito, já passou da hora.

Dias

Não sou fã dessa presidente da câmara nem desses atuais vereadores mais sem dúvida alguma esse empréstimo não pode ser aprovado ainda mais em ano eleitoral me digam aí esse prefeito tem já 3 anos de incompetência na prefeitura e esse grupo
tem 24 anos no poder e nada fizeram agora estão querendo empréstimo não aprova não Eremita chega de incompetência desse grupo q só fez destruir a cidade em todas as áreas saúde , educação infraestrutura e transporte público q é uma vergonha

Luiz

03 nao…sao 07 anos ja

Cezar Augusto Batista

Perfeita a postura da presidente da Câmara.