Feira de Santana

Feira de Santana registra 120mm de chuva; prefeito pede cautela

De acordo com o prefeito, muitos acessos da zona rural estão interditados.

Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Bairro Santa Mônica

O município de Feira de Santana registrou entre 17h de ontem (26) até 5h da manhã deste sábado (27), cerca de 120mm de chuva. Conforme o Acorda Cidade já divulgou, a previsão do tempo, é que as chuvas se estendam até este final de semana, por conta da Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecido como evento Zcas.

Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Bairro Santa Mônica

Este fenômeno é um dos principais fatores que influenciam no volume de chuvas por um período prolongado no Brasil. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, participou do Programa Acorda Cidade na manhã deste sábado e pediu muita atenção por parte dos feirenses.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade (Arquivo)

“Nossos pluviômetros, a prefeitura tem três, já coletaram cerca de 120mm de chuva. 120 milímetros significam 120 litros de água por metro quadrado, é muita chuva. Nós estamos com problemas na zona rural como Jaguara, Maria Quitéria, Matinha, Humildes, Ipuaçu, Jaíba, praticamente em toda zona rural, pois vários lugares estão sem acesso. Eu estive ontem lá no acesso do Limoeiro, Terra Dura e está inviável, já está interditado, assim como a drenagem do Feira X que estava quase transbordando ontem. Estamos com problemas no Campo Limpo, Baraúnas, Gabriela, Conceição, Artêmia Pires, portanto eu quero alertar a todos que o 156 e a Defesa Civil, estão atentos para fazer o que for possível. Estamos com seis equipes prontas, a Soma com o superintendente Vianey juntamente com a Defesa Civil, mas realmente Feira precisa de uma grande obra de drenagem. Infelizmente a Câmara já tem sete meses que não aprova um pedido de empréstimo, quero pedir que todos tenham muito cuidado e aqueles que puderem, não se desloquem, não saiam de casa e quem estiver viajando, tomem bastante cuidado”, declarou.

Conforme orientou o superintendente de Obras e Manutenção do município de Feira de Santana, João Vianey, a população deve entrar em contato através do 156.

Superintendente da Soma
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós temos o Fala-Feira, o 156, tanto na central telefônica, quanto no aplicativo que estão vinculados à Secretaria de Prevenção à Violência e todas as secretarias. Dentro da identificação que o cidadão faz a reclamação, cada secretaria recebe a situação. A Soma recebe essas demandas, e nós temos as equipes na operação rural e na operação urbana que fazem essa triagem e nós fazemos as avaliações dessas situações que estão colocadas. Nossas equipes fazem essa triagem, e no que se refere a drenagem, micro-drenagem, nós fazemos as avaliações para limpeza, substituição de grelha, nós temos uma frequência grande de ocorrências referentes a grelhas que quebram ou que são furtadas. Então nós temos um trabalho recorrente e especial de limpeza de caixas”, explicou.

Bairro Baraúnas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas

A reportagem do Acorda Cidade também conversou com Luiz Cláudio, morador do bairro Baraúnas e proprietário de uma loja de móveis. Segundo ele, o município precisa realizar uma intervenção urgente na localidade, para evitar que novos alagamentos possam acontecer.

Bairro Baraúnas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós já sofremos com isso aqui há anos, é cair a chuva, acontece isso. Já falei com todos os secretários, são apenas 30 metros e fazer dois pontilhões, colocaria de um de cada lado aqui na Avenida de Canal, fica tão próximo e resolvia o problema. Agora todos nós estamos prejudicados, entra ano e sai ano, entra governo, sai governo e não muda nada, ninguém faz nada pelo bairro Baraúnas. Moramos no centro da cidade, não moramos em distrito e não é desvalorizando os distritos, mas nós moramos praticamente no centro de Feira, mas infelizmente eles só aparecem aqui para bater em nossas costas e pedirem nossos votos”, lamentou.

Bairro Baraúnas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas
Chuvas em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas
Chuvas em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas

A produção do Acorda Cidade também recebeu diversos relatos de moradores através do WhatsApp (75) 98297-4004. Confira:

Os internautas também poderão marcar o perfil do Acorda Cidade no Instagram pelo @acordacidade.com.br.

Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Rua Vitória da Conquisa
Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Feirinha da Estação Nova
Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Feirinha da Estação Nova
Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Feirinha da Estação Nova
Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Final da Avenida Andaraí
Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Final da Avenida Andaraí
Chuvas em Feira de SantanaChuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Final da Avenida Andaraí
Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Bairro Panorama
Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Avenida Rubens Francisco Dias

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

SMT recomenda atenção redobrada no trânsito em períodos chuvosos

Com previsão de chuva até o fim de semana em Feira de Santana, Defesa Civil acende alerta para acidentes

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
19 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Crispiniano de Santana Silva

Todas as vezes que chove com mais intensidade na cidade alguns destes problemas que já são recorrente voltam novamente o secretário de infraestrutura da cidade já deveria ter buscado uma solução eficiente para evitar estes transtornos todas as vezes que chove são 4 anos dando está mesmas desculpas fala sério é preciso uma solução imediata se não tem capacidade de ocupar o cargo pede pra sair e dar lugar a quem tem a competência de resolver o problema

IONE CARDOSO DE JESUS

Essa imagem da Rubens Francisco não corresponde à realidade!! Eu tive a minha casa dentro de um Condomínio toda alagada. Eu e outros condôminos perdemos tudo!!! Queremos uma resposta da Prefeitura e da RCarvalho. O problema não foi somente causado pela natureza!!!

Danilo

Pow, 120 mm é igual a 120 litros, tá sabendo legal a conversão de volumes kkkkkkkkkkk

Roberto

Apaga enquanto dá tempo.

João Carlos

Esse bon3co de vood000 pedindo “Cautela” dormindo na sua mansão enquanto milhares de pessoas que pagam IPTU altíssimo sofrem. 20 anos com esses dois incompetentes no poder vulgo José Ronaldo e Colbert que amam colocar outdoor com suas caras F3ias se achando os salvadores da Feira.

Rsl

Até parece que estes números resolvem alguma coisa, quando atendem a ligação né!? E essa obra da BR 116 e contorno, terra por cima de terra apilada, é claro que iria absorver a água e ceder tudo, é arriscado acontecer um acidente pior com quem dirige por esses locais se essa bagaça vier a desmontar! Dinheiro pra fazer bem feito as obras é que não falta!

Carlos Alberto sampaio borges

A chuva forte pegou o prefeito de surpresa pela centésima vez kkkkkkk

fabio

exatamente.

Daniel Estevam

Faz o 25 novamente nas eleições

Gliceval Carneiro

Nesse caso a responsabilidade do prefeito é a falta de limpeza nas bocas de lobo. O exerço de chuva nem ele nem ninguém tem o comando.

Felipe lima

Se o dinheiro que o perfeitinho gastou no centro estreitando ruas e tentando deixar o centro com cara de centro histórico fosse usado para drenagem e coisas relacionadas isso aí teria sido minimizado mais não sempre põe coisas inúteis como prioridades e as mais úteis ele ignora como sempre , temos 2 canais grandes a céu aberto no que passam no centro ou próximos a ele , um que passa no tomba perto do casarão olhos d’água e outro que passa na avenida de canal, era só crescer esses canais mais um pouco cavar mais , e fazer uma proteção eficiente para não desmoronar , e entroncar as valas das ruas nesses grandes canais , que saem no rio Jacuípe lá nos três riachos , e criar mais alguns canais desses tipos nos bairros que todos os anos alagam e direcionar ao rio , daria até para cobrir uns , assim toda água das chuvas iriam para esses canais que seriam largos e fundos e iriam todos ao rio sem causar muitos transtornos mais o prefeito só quer saber de estreitar ruas ,, o túnel que fizeram no centro da cidade com a desculpa que acabaria com os alagamentos até hoje não deu um resultado se quer só os milhões jogados no buraco literalmente 🤣🤣🤣😂😅, esse prefeito é uma piada só não é mais ou maior que os feirenses que o elegeram as eleições estão vindo aí quero ver só se vamos continuar nessa ,

Souza

Ele pede cautela e povo pede solução, o problema da cidade não é essa chuva de agora é muito e muito anos de incompetência dele e de José Ronaldo que colocou ele como candidato, a estrada do besouro,rua braço forte e estrada pedra ferrada já mais de 20 anos que moramos aqui e ele não dar uma solução.

Ane

E o viaduto que nem terminou e já tá assim? Agora vai alguém reclamar que os fiscais, puxa saco de político, logo aparecem nos comentários perguntando cadê o diploma ! Quem vive de verba pública é fácil defender, difícil é receber um salário mínimo e ver milhões dos impostos indo embora com a lama.

Alexandre Clistenes

Se depender da prefeitura de Feira de Santana, haja cautela. Feira carece de gestão seria e competente desde que o grupo de Zé Ronaldo assumiu há cinco gestões. Todas as obras desde então são de maquiagem e de preferência no ano da eleição. Não se iludam, vem aí o BRT versão 2024.

SOBRAL

Tudo isso serve pra uma boa reflexão de quem acha que esse grupo que aí está há mais de ( DUAS DÉCADAS ) devem permanecer. Pois a incompetência não são deles e sim de quem os colocam lá na cadeira através do voto. PENSE BEM.

Feirense observadora

Pronto … A culpa é da Câmara que não aprovou o projeto do empréstimo solicitado. A zona rural está intrasitável em virtude de meses de abandono das estradas vicinais, a chuva em abundância apenas expôs esse abandono.

josesilva

Parabéns incobertent. Feira alaga nos mesmos locais a anos e anos e o grupo de vocês não fazem nada.

Santos

A pergunta que não quer calar Sr.prefeito: porque toda vez que chove é a mesma situação? Porque a cidade não faz um projeto para drenagem da água da chuva?

Sandra

Há muito tempo falam em obras de drenagem. Elas não resolveram nada e nunca acabam. Estaremos no ano de 2400 e os descendentes Colbert 18 ou Ze Ronaldo 18 ainda falam de drenagem em feira.