Cultura

Conto Em Cena apresenta espetáculos em homenagem ao centenário de Nelson Rodrigues

o público terá oportunidade de assistir duas histórias que retratam nossa sociedade na segunda metade do século XX, com todas as características próprias da obra rodriguiana.

 

Acorda Cidade
 
Este ano, em que se comemora o centenário de nascimento de Nelson Rodrigues, é um bom momento para fazer uma reflexão sobre sua obra. Nelson inscreveu-se como um dos polemistas mais bem-humorados do país, o hiperbólico cronista de futebol e nosso maior dramaturgo.  Caso raro na literatura, Nelson desenvolveu concomitantemente os gêneros: teatro, conto e crônica. Nosso multifacetado autor não teria conseguido avançar com a produção mista que o caracterizou não fossem as três modalidades de escrita originárias de uma fonte comum: o melodrama. Nas crônicas e nas peças que criou, Nelson transformou o cotidiano óbvio em momentos transcendentais.  
 
E em homenagem ao centenário dramaturgo, o Grupo Conto em Cena, que circula com os dois contos deste autor, estará de volta ao palco do CUCA em Agosto, trazendo neste projeto de comemoração as duas obras juntas – Noiva da Morte e O Justo – em um único espetáculo. No qual, o público terá oportunidade de assistir duas histórias que retratam nossa sociedade na segunda metade do século XX, com todas as características próprias da obra rodriguiana.
 
Noiva da Morte
Noiva da Morte conta a história de Alipinho, um menino de classe média, que fora sempre tratado com delicadeza e ensinado por sua mãe de que o homem não precisa ser rude. Discordando do discurso da mãe, o paique ficara doente pouco antes de morrerfaz com que o médico da família o prometa que irá fazer Alipinho se casar. Com o desejo de satisfazer seu ego, o médico usa de todas as artimanhas necessárias para conseguir realizar o desejo do pai do menino. Essa montagem traz a tona todo o ambiente familiar do período de 1950, colocando a vista os valores que eram tão sustentados pela sociedade desse período.
 
O Justo
O Justo conta a história de Isaurinha, moça agregada da família, que aparece grávida. A notícia cai como uma bomba sobre a tradicional casa, na qual a figura patriarcal, déspota e autoritário de Sr. Clementino passa a desconfiar dos genros e filhos. Entre conflitos e suspeitas, a vítima aponta Jucá, filho solteiro, como o responsável pela sua gravidez. Na intenção de reafirmar a sua postura de chefe e manter os valores familiares que ele tanto defende, o pai faz com que os dois se casem. Nas núpcias, segredos serão revelados capazes de questionar a moral desta família.
 
Grupo:
O grupo Conto em Cena, surgiu de uma oficina de Dramaturgia Corporal e tem no elenco uma safra de novos e talentosos atores do teatro feirense: Elidiane Sousa, Fernando Pedro Maria, Geovane Mascarenhas, Keu Costa, Leidy Alencar, Lene Costa, Lion Guimarães, Márcio Nunes, Mônica Araújo, Tereza Guimarães e Welber Oliveira. Direção: Geovane Mascarenhas; Operador de luz: Ângelo Máximo; Operador de Som: Leidy Alencar.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários