A fim de melhorar a infraestrutura de Feira de Santana e reduzir problemas de descargas elétricas e até incêndio em fiações, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, se reuniu, na última semana, com Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), para uma possível parceria na instalação de fiação subterrânea nas principais avenidas da cidade.
O processo, que ocorre através de dutos embutidos no solo, ainda tem a finalidade de contribuir com a segurança da população em espaços públicos e garantir a estética no meio urbano.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o Secretário de Planejamento do Município (Seplan), Carlos Brito, contou como foi o encontro, além de evidenciar a presença do presidente da Coelba que esteve motivado a dar início ao projeto em Feira de Santana.
“Realmente, o prefeito Colbert foi visitado pelo presidente da Coelba e ele nos convocou para estarmos presentes em uma reunião, onde foi tratado um assunto que é muito importante para o futuro de Feira, que é a retirada dessas linhas de transmissão, esse cabeamento muito velho nas principais ruas da cidade, e nada mais justo para a cidade que a Coelba proceda a esse rebaixamento dessas linhas, faça uma vala de serviço só para a energia, onde coloque todos esses fios, que de vez em quando estão pegando fogo, não da Coelba, mas sim das telefonias, que provocam curtos-circuitos nas redes, prejudicam os moradores e queimam-se aparelhos. Então, é preciso dar um redimensionamento nessa estrutura. A prova está aí que a estrutura da Coelba local foi melhorada, botaram gerentes, diretores por aqui, comandando uma área e isso é um muito bom sinal de uma boa convivência, já que se demora muito para se analisar um projeto, mas estamos sentindo que essa relação de Coelba com a cidade de Feira de Santana vai ter um upgrade ligeiro”, disse.
Ainda de acordo com o secretário Carlos Brito, se fosse possível, toda a cidade receberia a nova estrutura. Porém, neste primeiro momento, o projeto da Coelba contemplará as principais avenidas da cidade.
“Se fosse da nossa vontade, contemplaria todas as ruas, mas o investimento é muito alto e nós estamos pedindo, o prefeito pediu as áreas do projeto centro, as principais avenidas na primeira etapa. Depois, vai para a segunda etapa, porque realmente é uma ação que vai mudar muito a parte do visual da cidade, a qualidade da energia que chega aos lares de todo mundo, das empresas, porque você está vendo quedas direto de corrente, queima de aparelhos, são problemas que, no meu entendimento, isso é falta de investimento da empresa. Mas, esse novo presidente está com muita boa disposição, isso é muito importante, que nós tenhamos esse apoio da Coelba”.
Questionado sobre o investimento para a execução da fiação subterrânea, Carlos Brito disse não saber, mas garantiu que será um grande investimento. Ele também destacou sobre uma possível parceria entre a Coelba e a área cultural em Feira de Santana, no apoio a artistas locais.
“Não tenho ideia do investimento, mas é muito dinheiro, não é pouco. A empresa vai dando retorno do que ela já levou também. Ela vende um produto e quem vende produto tem que prestar um bom serviço e é isso que nós estamos esperando. Outro ponto muito importante, que ponderamos com algumas pessoas da Coelba, é que a empresa possa dar um retorno, por exemplo, na área cultural, para Feira de Santana. A Coelba tem um programa cultural. Esse programa é basicamente só para Salvador, para o ‘primo rico’. É preciso socializar para que os artistas de Feira de Santana, a cultura de Feira de Santana como de toda a região, possam também receber, terem um retorno do que se possa investir. Ele ficou muito sensível também, não tratamos diretamente com o presidente, mas tratamos com os diretores, que precisam olhar para Feira também nesse aspecto. A cultura em feira precisa desse apoio que o pessoal dá em Salvador, as cidades maiores desse estado precisam também ter esse apoio”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram