Portadores de deficiência física

Bahia adere ao Plano Nacional Viver sem Limites

Durante a conferência, foram eleitos 74 delegados, que encaminharão os resultados obtidos nos três dias de encontro para a conferência nacional, em Brasília, no período de 3 a 6 de dezembro

Acorda Cidade

Uma série de ações realizadas em parceria entre os governos estadual e federal vai beneficiar pessoas portadoras de deficiência física em toda a Bahia, a partir da adesãorealizada na segunda-feira (27) – ao Plano Nacional Viver sem Limites. O termo de compromisso foi assinado pelo governador Jaques Wagner durante a abertura da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que prossegue até esta quarta (29), no Centro de Convenções da Bahia, pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede), com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Na ocasião, o governador assinou também outro convênio, com o Banco do Brasil e a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, para que a compra de equipamentos de mobilidade destinada a esta parcela da população tenha juros reduzidos. “Vou conversar com a direção da Desenbahia [Agência de Fomento do Estado da Bahia] para que este juro, que é baixo, seja reduzido a zero. O Governo do Estado vai arcar com este custo”.

Ainda durante a abertura, foi lançada uma cartilha sobre a inclusão das pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. Segundo o secretário da Justiça, Almiro Sena, a cartilha é resultado de uma parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte (Setre), dentro da Agenda do Trabalho Decente, que tem “nove eixos. Um deles, é este, da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

Bahia será representada por 74 delegados na etapa nacional

Durante a conferência, foram eleitos 74 delegados, que encaminharão os resultados obtidos nos três dias de encontro para a conferência nacional, em Brasília, no período de 3 a 6 de dezembro. De março a junho, foram realizadas as conferências territoriais. No total, aconteceram 18 encontros, que reuniram representantes dos 27 territórios de identidade da Bahia, onde foram eleitos os 240 delegados para a III Conferência Estadual.

Com o tema central “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios”, o objetivo é fazer uma discussão sobre os Artigos da Convenção e proposta do estado da Bahia, que seguirão para a nacional, via delegados eleitos na conferência estadual.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários