A estudante Francielle Alves Santana dos Santos, de 17 anos, tirou 940 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. A moradora da Taperinha, localidade da zona rural do município de São Gonçalo dos Campos, contou em entrevista ao portal Acorda Cidade como era a sua rotina de estudos.
“Eu costumava estudar em casa. Usei a estratégia de pesquisar relatos de pessoas que tiraram a nota máxima na redação em edições anteriores. Pesquisei bastante sobre possíveis temas para a redação e treinava muito”.
Ex-aluna do Colégio Polivalente, que faz parte da rede de escolas públicas do estado da Bahia, Francielle falou sobre os desafios durante o processo de estudos. “Sempre tive dificuldade nas matérias de exatas, mas redação não era tão difícil. Apesar das dificuldades tive apoio da minha família e de meus amigos. Eu sempre acreditei que o estudo é a base de tudo”.
Mesmo tendo um desempenho considerado por muitos professores como ótimo na redação, a estudante acredita que pode melhorar ainda mais os seus resultados e contou quais são os planos a partir de agora.
“Estou focada nos meus estudos, pretendo cursar psicologia por ser uma profissão que eu admiro muito. Quero atuar na área, pois o Brasil está ocupando posições altas em rankings de transtornos de ansiedade e depressão“, comentou Francielle.
A jovem finalizou a entrevista com um recado para aqueles que vão fazer as próximas provas do Enem.
“Nunca desistam dos seus sonhos, nunca é tarde para sonhar, estudem bastante e como eu falei anteriormente, o estudo é a base de tudo. Eu acredito que o conhecimento é uma coisa que nada e nem ninguém pode tirar de vocês”, destacou.
A última edição do Enem contou com a participação de pouco mais de 2,7 milhões de estudantes que realizaram as provas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Em todo o país, apenas 60 alunos conseguiram tirar a nota máxima, sendo quatro delas do estado da Bahia.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Leia também:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram