Feira de Santana

Grupos de capoeira se destacam durante Caminhada do Folclore

Além da capoeira, grupos de samba de roda, maculelê e forró andante marcaram a caminhada que é promovida pela Uefs e coordenada pelo Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte).

Ney Silva

 
A capoeira foi umas das atrações que mais se destacaram na 13ª Caminhada do Folclore de Feira de Santana realizada na manhã deste domingo (26). Pelo menos 15 grupos se apresentaram durante o trajeto da caminhada. Depois de um café da manhã no Centro de Cultura Amélio Amorim, centenas de pessoas foram para a avenida Getúlio Vargas.
 
 
O evento reuniu aproximadamente 8 mil pessoas entre  participantes de grupos culturais folclóricos e o público que lotou as calçadas e o canteiro central da avenida. Além da capoeira, grupos de samba de roda, maculelê e forró andante marcaram a caminhada que é promovida pela Uefs e coordenada pelo Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte).
 
 
Os grupos folclóricos vindos de bairros, distritos e municípios da microregião trouxeram para avenida grupos de samba, como o da quixabeira da Lagoa da Camisa da zona rural de Feira de Santana, e dos bairros, entidades como a Associação de Moradores do residencial Vida Nova Aviárioque levou cinco entidades para o desfile
 
 
A presidente da Associação, Elany Alves, levou grupos de percussão, capoeira e teatro, mobilizando cerca de 200 pessoas.“ È a cultura sendo implantada dentro do conjunto e isso é uma novidade para eles. Oferecemos ainda lazer e esportes para comunidade ”, afirmou
 
 
A ativista cultural, Vânia Dias, deixou a cidade de Amélia Rodrigues bem cedo. Ele veio pela primeira vez para participar da caminhada e trouxe para avenida o projeto Viver com Arte. O projeto tem por finalidade o resgate da cultura através de ações como pintura em tela, desenho, dança e incentivar o gosto das pessoas pela arte.
 
Apoio da Prefeitura Municipal 
 
O secretário de Cultura, Esporte e LazerEuclides Artur Andradeque estava presente, disse que a caminhada teve o apoio da Prefeitura Municipal. “Estamos irmandados com a Uefs para que essa caminhada continue acontecendo em Feira de Santana uma vez que ela fortalece a nossa cultura”, afirmou
 

 

O reitor  da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto, mostrou-se satisfeito com a participação popular na caminhada. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura  através de vários órgãos públicos.
 
A coordenadora do Cuca, Celismara Gomes disse que a caminhada vem a cada ano superando a expectativa tanto de público como de grupos folclóricos, que este ano passou de 100.
 
“A gente percebe o crescimento da quantidade de participantes e dos grupos. É a representação da nossa cultura popular”, afirmou. Ela confirmou que este ano o número de grupos de capoeiristas foi maior que ano passado.
 
 
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários