Começa nesta segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26), a matrícula para novos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana. De acordo com a Secretaria de Educação, a rede poderá atender até 60 mil estudantes este ano. Deste total, 11 mil vagas serão destinadas às novas matrículas, distribuídas entre as 213 unidades escolares do município.
Apesar do grande número de vagas, a preocupação dos pais é matricular seus filhos mais próximo de casa, o que motivou a formação de longas filas. Esse foi o caso de diversas mães do Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Carlos Machado, localizado no Conjunto Feira VII.
O Acorda Cidade conversou com alguns responsáveis sobre essa expectativa para conseguir uma vaga. Algumas mães estavam acampadas em frente as escolas desde a última quarta-feira (18). A primeira da fila do Centro Municipal Antônio Carlos Machado, Ana Miranda, que mora no Conjunto Fraternidade, chegou no local às 8h30 do dia 18. Ela contou que precisou revezar com a filha durante os turnos.
“Não tivemos acesso à escola antes do dia da matrícula, um pastor aqui da rua que forneceu o banheiro da igreja para nós. A gente reveza, vamos em casa, pegamos alguma coisa pra comer e voltamos. Eu revezo com minha filha. O tempo demora para passar. Não tem banheiro, a gente fica no sol, no sereno e Graças a Deus não teve chuva”, disse.
Além de Ana Miranda, quem também chegou na última quarta-feira foi a gestante de oito meses, Mércia Farias. Ela disse que foi preciso chegar à unidade para garantir a vaga do seu filho na unidade escolar.
Martinha Alves, moradora do Sítio Matias, estava na fila desde a última quinta-feira (19). Ela contou ao Acorda Cidade a rotina de revezamento com a nora para garantir uma vaga para matricular o seu neto de 4 anos.
“Vim desde quinta-feira, para achar uma vaga, é preciso. Olha o tamanho dessa fila, foi preciso chegar antes. Desde quinta estou sentada nessa cadeira. Durmo, como aqui. Conto com a ajuda da minha nora, ela passa o dia e eu passo a noite. É uma vaga para meu netinho que vai fazer quatro anos. Vamos aventurar para ver se terá vaga para todos, é muita criança, precisamos de mais creches” ressaltou.
Escola Municipal Doutor Gamaliel
Também localizada no Conjunto Feira VII, diversas mães chegaram dias antes do início da matrícula na Escola Doutor Gamaliel. Segundo uma mãe que não quis ser identificada, as vagas para o ensino são poucas para o grande número de crianças no bairro.
“Estou cansada, estava deitada no chão, trouxe um tapete para dar uma aliviada. Sou mãe de família, com quatro filhos, como não tem problema na coluna? Cheguei na quarta porque são poucas vagas para tantas crianças e em uma escola só. Temos que nos humilhar para garantir as vagas para nossos filhos”.
Escola Municipal Monteiro Lobato
Pais e responsáveis também madrugaram em frente à escola Monteiro Lobato, localizada no bairro Capuchinhos, em Feira de Santana. Mãe de um aluno com TDAH, e moradora do bairro do Tomba, Cláudia Carvalho, chegou no domingo (21) e contou com o apoio do companheiro para garantir a matrícula do filho.
“Segundo informações, a vaga do sexto ano estava muito concorrida, então, tentamos o quanto antes para conseguir essa vaga. Aqui é uma escola especializada, meu filho tem TDAH e a gente busca uma melhoria para o ensino dessas crianças que possuem esse diagnóstico. Tiramos um cochilo no carro, ficamos conversando, nossos companheiros ficaram com a gente, trouxemos fruta, bastante comida”, relatou.
Como realizar a matrícula
Além de se dirigir a unidade escolar desejada para matrícula do novo aluno, os pais e responsáveis devem apresentar os seguintes documentos:
- Histórico escolar (original) para os estudantes do Ensino Fundamental;
- Cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, com o respectivo original, para fins de conferência;
- CPF do aluno a partir de 2 anos de idade;
- 01 foto 3×4 recente do estudante.
Bolsa Família
Para os alunos beneficiários do programa Bolsa Família, serão exigidos os seguintes documentos:
- Cópia do cartão em nome do pai, mãe ou responsável legal, com o respectivo original, para fins de conferência;
- Cópia do comprovante de residência atualizado, com o original, para fins de conferência;
- Cópia do cartão de vacinação atualizado, com o original, para fins de conferência.
Leia também:
Pais e responsáveis reclamam de suspensão do Ensino Médio em Colégio na Pedra do Descanso
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram