Moradores que residem nas imediações do Centro Social Urbano (CSU), localizado no bairro Cidade Nova em Feira de Santana, entraram em contato a reportagem do Acorda Cidade, para solicitar a divulgação do estado de abandono do local.
O centro, que surgiu com o objetivo da reintegração social e serviço à população, foi criado em 1978 pelo então governador Roberto Santos. Atualmente, a prática esportiva foi suspensa, devido às condições da quadra e o roubo de fiação.
Em conversa com o Acorda Cidade, um morador do bairro, Murilo Freitas de 39 anos, contou as principais dificuldades encontradas pelos usuários do CSU, principalmente, com a insegurança. Segundo ele, o estado de abandono atinge toda a área do complexo esportivo.
“A área de esporte praticamente não está funcionando nada, só durante o dia. Há dois anos roubaram a fiação da quadra poliesportiva e do campo, está a maior escuridão aqui, tornando uma sensação de insegurança para a população. Você vê um campo desse que poderia até ter um gramado sintético, colocar a homenagem ao nosso amigo Melé que faleceu de câncer infelizmente, botar o nome dele aqui, fazer o gramado. A arquibancada está quebrada há mais ou menos cinco anos, está naquele estado ali, sai cada rato que parece um tamanho de um gato. O alambrado lateral, aqui para a Avenida Transnordestina, também está todo arrebentado, o pessoal foi podar uma árvore, uma a galha caiu e arrebentou tudo. Alambrado não existe”, frisou.
Murilo Freitas aproveitou para fazer um apelo para o Governo do Estado, responsável pelo espaço.
“A gente cobra melhorias para o governador Jerônimo Rodrigues, a reativação da piscina e a hidroginástica para os idosos do bairro ou então a natação para os jovens. É uma situação complicada, mas nós moradores esperamos a melhoria com esse governador que já morou em Feira de Santana, espero que ele revitalize o CSU. A quadra de basquete até então tem iluminação LED, só o campo de futebol que ainda não tem iluminação LED”.
Retorno
Em resposta à reclamação do morador, o deputado federal Zé Neto afirmou também em entrevista ao Acorda Cidade, que algumas mudanças já estão previstas para acontecer junto ao Governo do Estado.
“Realmente, na parte de fora é onde realmente tem mais abandono e eu concordo. Mas, fora do CSU é uma situação à parte, é do município. Conversei com o secretário Filipe Freitas, para uma emenda, para fazer toda a parte do salão de eventos, que foi um pedido da Neojibá, que utiliza a área, com ar condicionado, todo estruturado. Esse ano vamos fazer uma licitação para fazer uma reforma e estruturar o espaço acústico, fazer uma requalificação na parte de cercas e também fazer uma requalificação em toda a parte elétrica. Uma parte será das nossas emendas e outra do Governo do Estado. A gente sabe que há um problema e estamos acompanhando para resolvê-lo. Na parte de estrutura do espaço de festa, há uma emenda de R$600 mil. Na mão de Felipe Freitas, há outra emenda e vamos começar a mexer agora, podemos utilizar somente agora. Vamos fazer o possível para resolver esses problemas”, concluiu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram