Saúde

Dia do Farmacêutico: conheça as áreas de atuação e a importância da profissão na manutenção da saúde

Além da indicação de medicamentos e produtos, o farmacêutico também está habilitado a passar informações sobre os suplementos para todos as idades.

Dia do Farmacêutico
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com o crescimento do mercado de medicamentos e produtos que favorecem o bem estar, buscar orientação com um profissional qualificado em uma simples ida à farmácia, é de suma importância para garantir a eficácia do tratamento em que o paciente precisa.

Por isso, o farmacêutico é tão importante para a promoção e manutenção da saúde. E diante dessa valorização, a profissão ganhou também uma data em sua homenagem, 20 de janeiro.

Apesar da atuação direta em farmácias, a área farmacêutica se estende a diversas opções. Em entrevista ao Acorda Cidade, a gerente farmacêutica da Farmácia Brito, Mariane Nunes, deu detalhes sobre as principais atividades desenvolvidas por estes profissionais.

Dia do Farmacêutico
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Hoje, assim como um tempo atrás, o farmacêutico continua exercendo um papel importante na sociedade, se tratando do bem estar do paciente, então, atuamos em vários ramos, como as drogarias, as farmácias comerciais como conhecemos, farmácias de manipulação, laboratório de análises clínicas, manipulação de quimioterápicos, que infelizmente com o câncer vem crescendo tanto, então trabalha-se muito nessa área também, assim como a parte estética que é uma área que o farmacêutico atua profundamente, fora a indústria farmacêutica que também absorve com pesquisa, inovação uma grande gama de profissionais”, disse.

Com a variedade nas áreas de atuação, os locais de trabalho mais comuns destes profissionais também mudaram com o passar do tempo. Para Mariane Nunes, os farmacêuticos veem com bons olhos o aumento da variedade de produtos atualmente encontrados em farmácias, já que, também favorece a praticidade e comodidade do cliente.

Dia do Farmacêutico
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Justamente, visando essa questão do bem estar e trabalhar principalmente com a prevenção dos problemas de saúde, a farmácia não atua mais somente com medicamentos, inclusive, é o que Brito, nosso gestor brinca sempre, em que hoje, ‘a farmácia vende até medicamentos’, porque realmente temos uma gama interessante de produtos visando essa prevenção. Vemos com bons olhos e percebemos realmente que precisa inovar sempre. Junto a correria do cotidiano, a gente sabe que o paciente precisa de praticidade e encontra tudo o que ele precisa na farmácia. Hoje não é necessário sair da farmácia e ir a vários estabelecimentos, atualmente a gente atua como um estabelecimento de saúde, mas também, visa toda essa questão do bem estar”.

Além da indicação de medicamentos e produtos, o farmacêutico também está habilitado a passar informações sobre os suplementos para todos as idades. Mariane destacou os tipos mais procurados pelos clientes.

Dia do Farmacêutico
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Hoje temos suplementos focados nos pacientes jovens, adultos, crianças e pacientes idosos, que são o maior público-alvo e que absorve mais essa suplementação. Os idosos são pacientes que precisam de um cuidado maior, os pacientes que chamamos de 50+, uma quantidade maior de vitaminas, às vezes a alimentação não está tão balanceada, o paciente tem alguma disfunção, diabetes, um paciente com problemas cardíacos, então precisa de uma atenção maior. Essa suplementação é bem utilizada e hoje para os jovens e adultos tem suplemento com Enzima Q10, Ômega, suplementações de A a Z, polivitamínicos de A a Z, polivitamínicos voltados para cabelos e unhas e esses são mais procurados”.

A importância do farmacêutico

No ambiente da farmácia, o farmacêutico é quem orienta os pacientes quanto ao uso correto, racional e adequado dos remédios, além de destacar os seus riscos e seus benefícios.

“Às vezes, o paciente vai em uma consulta com o nutricionista, com o médico e ele volta cheio de dúvidas. Dúvida do horário que vai tomar, dúvida de qual frequência vai utilizar o medicamento, então, o farmacêutico está aqui para orientar. Então, chegando na farmácia, o profissional vai orientar tudo o que o paciente precisa”, frisou Mariane.

Para quem já é profissional da área, as formas de expandir o conhecimento e se destacar no atendimento já são uma realidade através dos cursos de especialização. Questionada também sobre a valorização do profissional diante da sociedade atualmente, a gerente destacou ainda que o farmacêutico tem tido destaque, principalmente, pela busca da clientela.

“Temos uma gama de cursos focados na questão de gestão, nesse desenvolvimento do profissional. Faço dez anos agora de formada e percebo que houve uma evolução do farmacêutico, a gente deixou de ser um coadjuvante, um personagem que deixou de ficar escondido nas farmácias para um profissional ativo na gestão. Então, hoje existem vários cursos focados nessa preparação cada vez melhor e mais orientada para atender cada vez melhor o nosso paciente. O farmacêutico vai ser cada vez melhor visto pela população, hoje a gente percebe que o cliente chega procurando pelo farmacêutico, coisa que há dez anos atrás essa frequência era muito menor e a nossa presença é muito importante para a farmácia, é muito mais seguro para o paciente que também encontrará orientação. Os farmacêuticos atuais vão estar cada vez mais preparados e mais intencionados em cuidar das pessoas”, finalizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários