A Embaixada Tricolor ‘Bora Bahêa Minha Bênção’, formada por torcedores do Esporte Clube Bahia, realizaram nesta quarta-feira (17), uma ação social com um objetivo solidário: a distribuição de fraldas geriátricas em instituições de idosos em Feira de Santana.
A iniciativa, que teve como ponto de partida doações em Salvador, contou com a parceria de várias empresas da cidade, e distribuiu cerca de 64 pacotes de fraldas nas instituições Nosso Lar, localizada no conjunto Feira IX e no Instituto Antônio Gasparini (IAG), no bairro Cidade Nova.
Um dos idealizadores da ação em Feira de Santana e diretor da Embaixada, o professor Eduardo Brito, em entrevista ao Acorda Cidade, destacou como surgiu o projeto que além de torcer pelo time do coração, também realiza ações de solidariedade para a população necessitada.
“O ‘Bora, Bahia, Minha Benção’, está realizando hoje a primeira ação social em Feira e essa ação nasceu em dezembro com um primeiro formato. Um dos amigos falou assim, ‘olha, o Bahia continua na Série A, vamos caminhar da Fonte Nova até a Igreja do Bonfim e fazer uma doação no Hospital Irmã Dulce’. Então, em 17 dezembro, a gente fez isso, caminhamos da Arena Fonte Nova até a Igreja do Bonfim e, com arrecadações feitas conosco mesmo na diretoria, nós doamos 20 pacotes de fralda lá no Irmã Dulce, em Salvador. Nesse momento, alguns dos diretores também sugeriram que fizéssemos com as instituições em Feira de Santana. Realizamos uma parceria com o apoio de seis parceiros, fizemos uma camisa e a farmácia foi o ponto para fazermos a troca da fralda. E aí a gente lançou essa campanha. Fizemos sessenta camisas que só chegaram na farmácia trinta, porque entre nós as camisas já estavam sendo distribuídas. Então foi aí que nasceu, e conseguimos arrecadar sessenta e quatro pacotes de fraldas”, ressaltou.
As camisas com o título ‘Bahia é o Mundo’ faziam parte da campanha da Embaixada Tricolor. Na compra de fraldas, a camisa era adquirida. O professor Eduardo Brito disse ainda que com um design bem criativo, pessoas de vários estados se interessaram pela ação e acabaram adquirindo a vestimenta através da internet.
“Bem, então, a gente pegou a caminhada de fé e solidariedade, que a gente assim chamou, a festa do Bonfim, e aí criamos a camisa e atualmente o Bahia, nessa parceria com o grupo Grupo City, então saiu esse título ‘Bahia é o Mundo’ e uma outra frase ‘Sempre acredite no Bahia’. A gente então fez essa camisa que ficou muito bonita. Postamos essa camisa nas redes sociais de forma simples através do Instagram e diversas pessoas da capital, em um grande número se interessaram, além de pessoas de outros estados, como uma do Rio Grande do Sul que mandou um Pix ajudando na campanha com 20 pacotes”.
Questionado sobre o motivo da escolha de fraldas geriátricas para a ação, o professor reforçou ainda a importância do cuidado aos idosos e instituições de caridade do município.
“Como a gente realizou a primeira ação em Salvador, no Irmã Dulce, a gente procurou saber o que é que lá precisava e aí uma das doações que o hospital pedia eram as fraldas geriátricas, e quando os nossos amigos disseram que há instituições em Feira de Santana que trabalham com idosos e também precisam, a gente ficou com essa escolha”.
Outras ações
Além da campanha realizada nesta quarta (17), o objetivo da Embaixada Tricolor é continuar realizando ações que favoreçam a população necessitada, e já tem até uma data marcada para a próxima campanha: o Bando Anunciador.
“A gente vai repetir essa ação em julho, aproveitando os festejos que tem do Bando Anunciador. Então, antes, nós vamos lançar uma camisa com a mesma ideia da pessoa comprar fraldas e receber a camisa pra nos festejos do Bando Anunciador, estarmos com essa camisa”, finalizou Eduardo Brito.
Sobre o grupo
Em 2007, um grupo de torcedores do Bahia, em Feira de Santana, resolveu realizar caravanas para acompanhar os jogos na antiga Fonte Nova na reta final do campeonato da Série C. Nos anos seguintes, essas ações deram continuidade com caravanas no sistema bate e volta e em 2010 (período de origem do grupo) quando o Bahia teve o acesso à série A, pela primeira vez, o grupo de torcedores passou a usar a expressão ‘Bora Bahêa Minha Bênção’.
Já em em 2012, é iniciado o projeto ‘Embaixadas Tricolores’, onde o grupo de Feira de Santana tornou-se oficial perante ao clube e à sociedade civil, ficando conhecida como: ‘Embaixada Tricolor Bora Bahêa Minha Bênção’.
Desde que iniciado, a embaixada tem feito ações na área social. Em 2014, o grupo recebeu o
o prêmio da Sesab pela campanha de doação de órgãos.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram