Acorda Cidade
A participação do Bahia na Copa Sul-Americana 2012 durou apenas duas partidas. Com a missão de reverter uma desvantagem de dois gols diante do São Paulo, não deu para o Esquadrão na noite desta terça-feira (21). O time de Caio Júnior até tomou a iniciativa, mas acabou surpreendido e derrotado por 2 a 0 pelos donos da casa, que também não precisaram de grande atuação para vencer, repetindo o placar da primeira partida, em Pituaçu. No final das contas, é o tricolor do sudeste quem passa às oitavas-de-final.
William José marcou o primeiro gol do jogo e Maicon ampliou logo depois, liquidando a disputa no Morumbi. Agora, classificado para as oitavas-de-final, o São Paulo espera quem se der melhor no confronto entre Nacional, do Uruguai, e LDU de Loja, do Equador, que ainda vão realizar o primeiro jogo do duelo.
O jogo – Depois que a bola rolou no Morumbi, nem mandante nem visitante conseguiram ser eficazes na etapa inicial, dentro de seus objetivos para o jogo, apenas cinco finalizações para cada lado. O Bahia começou melhor, com mais posse e toque de bola que o São Paulo, mas não conseguia profundidade nos ataques, sendo obrigado a arriscar de fora da área em boa parte das investidas. Nas poucas vezes que conseguiu chutar de mais perto, como aos 14', na tentativa de Lulinha, a redonda não acertou a meta.
Com postura de quem se satisfazia com o empate, o São Paulo chegou pouco ao gol de Marcelo Lomba, muito por causa das dificuldades do meio-campo de oferecer opções de ataque, principalmente para Lucas, a principal promessa de gol. Cícero foi um dos principais finalizadores do primeiro tempo, mas nada que tivesse ameaçado o empate que marcou os primeiros 45 minutos.
Os dois times fizeram mudanças na escalação para o segundo tempo, mas para a infelicidade baiana foi do lado do São Paulo que elas funcionaram melhor no segundo tempo. No primeiro susto, aos 16', Cícero tentou tirar de Lomba no chute colocado, e o goleiro do Bahia se esticou todo para impedir o gol. Mas nas duas chegadas seguintes não teve jeito.
Aos 19', William José mandou a bomba de esquerda, da entrada da área, e não deu chance para o arqueiro do Esquadrão, abrindo o placar. Ainda no embalo do primeiro gol, quatro minutos depois Maicon aproveitou o passe de Osvaldo, dominou na área e tocou para o fundo da rede de Marcelo Lomba. Com a partida praticamente liquidada e precisando de quase meia dúzia de gols para reverter o quadro, faltou forças para os comadados de Caio Júnior buscarem alguma reação. O jogo esfriou e Lomba ainda precisou fazer boas defesas para impedir a goleada. As informações são do Ibahia