Educação

Projeto "Férias na Escola" tem início em Feira de Santana com atividades lúdicas e pedagógicas na Rede Estadual de Ensino

Na Bahia, cerca de 500 escolas, em 200 municípios estão envolvidas no projeto, atingindo mais de 100 mil estudantes.

Projeto Férias na Escola
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O Projeto “Férias na Escola com mais Sabor e Saber” já teve início com todo o “vapor” nesta quarta-feira (10) em Feira de Santana. Com o objetivo de oferecer atividades a crianças, adolescentes e jovens ingressados na Rede Estadual de Ensino no período de férias, os alunos, terão momentos lúdicos e de aprendizagem escolar no período de 10 a 31 de janeiro durante o horário da manhã e tarde (saiba mais aqui).

A iniciativa, realizada pelo Governo do Estado em parceria a Secretaria Estadual de Educação, iniciou nesta manhã, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana, localizado no bairro Aviário, e contou com a presença de vereadores e da secretária Estadual de Igualdade Racial, Ângela Guimarães, e do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.

Projeto Férias na Escola
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Direitos Humanos, Felipe Freitas destacou as atividades desenvolvidas através do projeto que auxiliam no aprendizado dos alunos, além de garantir a prevenção à violência e alimentação escolar.

“O principal objetivo desse projeto é oferecer atenção, cuidado e proteção para as crianças, adolescentes e jovens, vinculados à Rede Estadual de Educação no período das férias. É uma demanda das famílias que a gente não perca o vínculo desses estudantes com a escola nesse intervalo do período letivo e a presença, a realização de atividades com a presença dos estudantes nesse período garante segurança e tranquilidade para as famílias de que esses estudantes vão estar sendo bem cuidados, vão estar participando de atividades lúdicas, com divertimento, mas também com conteúdo pedagógico e também tem um sentido social de a gente garantir a alimentação escolar, que a gente sabe que tem um impacto positivo na segurança alimentar e nutricional nas nossas comunidades e também no sentido da prevenção à violência, na medida em que a gente sabe o quanto é importante a gente, as escolas, as famílias, na proteção dos seus estudantes, no sentido de garantir um ambiente seguro para eles ficarem nesse período em que os pais estão trabalhando e não têm condições de ficar em tempo integral. É difícil um trabalhador brasileiro conseguir fazer coincidir as suas férias com a férias escolares dos seus filhos e esse apoio do Estado, é fundamental e vai ter seguramente um impacto muito positivo nas famílias e na dinâmica de vida de adolescentes e jovens do nosso Estado”.

Felipe Freitas
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Além das atividades de cunho pedagógico desenvolvidas, o Projeto ‘Férias na Escola’ conta com uma parceria entre demais secretarias, oferecendo também serviços de saúde para os jovens ingressados na rede escolar, à exemplo do Programa Dignidade Menstrual, que permite o acesso a informação e itens de higiene a população de baixa renda.

“Esse projeto é desenvolvido, liderado pela Secretaria da Educação, pela secretária Adélia Pinheiro, e nós participamos com oficinas que vão ser realizadas aqui, na região de Feira de Santana, no NTE de Feira de Santana relacionadas a dança afro e educação e cultura em direitos humanos, essa é uma primeira atividade que nós vamos fazer. Além disso, nós também vamos realizar oficinas sobre direito das pessoas com deficiência, para conscientizar e acolher estudantes com deficiência nas escolas que vão participar desse projeto, além de ações no campo da educação, para as relações do consumo, direito do consumidor, nós temos várias ações sendo desenvolvidas nas áreas de formação da secretaria, assim como outras secretarias também, a Secretaria de Saúde vai participar do projeto com ações na área de saúde, atendimento ginecológico, avaliação nutricional, nesse período, por exemplo, o Programa de Dignidade Menstrual, para garantir a dignidade menstrual das adolescentes e jovens vinculadas à rede também vai estar funcionando, nós vamos garantir um atendimento de saúde, então vai ter ação para poder fazer registo para cobertura vacinal, para garantir identificação, atenção especial à saúde dos meninos que muitas vezes descuidam dessa dimensão durante todo o ano e vão ser chamados à atenção para aproveitar esse período também para se vincular com as ações de saúde e atenção básica. Então é uma ação de todo o governo, nós todos estamos engajados, sob a liderança da Secretaria de Educação”, frisou.

Projeto Férias na Escola
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Principais benefícios

Diante das inúmeras atividades desenvolvidas pelo Projeto neste mês de janeiro, os alunos que estão ingressando na unidade escolar estadual ou que deixaram de ingressar neste ano, também poderão participar. Segundo o secretário de Direitos Humanos, os benefícios de conteúdo e sociabilidade devem ser compartilhados com todo o ensino médio da escola.

“Primeiro, eu acho que tem um grande efeito positivo em termos de sociabilidade, tudo que a meninada quer é poder ter um espaço saudável para continuar se divertindo, então os estudantes que vem para cá, eles não vão ter aula, no sentido de não vão ter aqui avaliação, essa atividade mais pesada da rotina escolar, mas vão ter atividades de divertimento, que têm um conteúdo de formação, ou seja, tem um ganho nessa presença aqui, um ganho pedagógico, um ganho de conteúdos que estão sendo desenvolvidos aqui, com a presença desses jovens aqui no espaço escolar, mas tem um ganho do encontro, da sociabilidade, de poder estar com a turma, os que estão, por exemplo, saindo já das escolas porque concluíram o ensino médio, ainda estão vinculados à escola, os que estão ingressando na rede estadual já podem chegar porque vão ser bem vindos, então tem esse efeito também de fortalecimento dos vínculos dos estudantes com a comunidade, da comunidade com a escola, que é o sentido do que nós queremos com esses equipamentos”.

Projeto Férias na Escola
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Monitores

Na Bahia, cerca de 500 escolas, em 200 municípios estão inclusas no projeto, atingindo mais de 100 mil estudantes. Em todo o estado, voluntários e equipes técnicas estão envolvidas para proporcionar o bem estar do aluno no ambiente escolar.

Na monitoria das atividades, além do apoio das secretarias, profissionais inscritos no Programa Mais Educação realizarão as oficinas educativas durante este período. Segundo o secretário, cerca de R$32 milhões estão sendo investidos para garantir a aprendizagem dos alunos, além de arcar com os custos dos profissionais e da alimentação fornecida durante todo o dia.

“Os monitores são cadastrados no Programa Mais Educação, programa que já funciona no Estado, onde a gente tem um banco de oficineiros contratados, tem um custo alto para o Estado, um grande investimento, eu acho importante falar disso, para falar que o Estado está pondo dinheiro nesse projeto, é algo em torno de R$32 milhões, é um recurso alto que vai ser gasto para poder garantir o pagamento desses oficineiros cadastrados no programa, e para garantir a alimentação nesse período. A escola sempre funciona já, então os custos fixos do funcionamento da escola já são previstos, mas além disso, nós estamos fazendo um aporte bastante significativo referente a um investimento no apoio de pessoal, porque os professores nesse período não vão participar das atividades, porque estão de férias, estão no gozo das suas férias e então eles não participam, participam os outros trabalhadores da escola, que tiram férias num outro momento e os cadastrados no programa que já funcionam no Estado e que vão ser estimulados agora nesse momento”.

Projeto Férias na Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segurança

Contando com a parceria entre as Secretarias de Cultura, Educação, Saúde e Direitos Humanos, o projeto desenvolvido pelo Governo do Estado também tem a colaboração da Secretaria de Segurança Pública, oferecendo, através da Polícia Militar, a prevenção à violência durante todo o ano.

“A Secretaria de Segurança, na prática, já tem uma relação muito consolidada com as escolas, através do projeto Ronda Escolar, vai estar atenta nesse período também, mas o que eu digo, sobretudo, é o efeito disso na prevenção da violência, porque na medida em que a gente tem essa garotada toda aqui na escola, eles estão protegidos e estão desenvolvendo valores de cidadania, de fortalecimento das relações, e com isso, evitando uma exposição à violência e à insegurança, que muitas vezes, infelizmente, ainda está presente nas nossas comunidades”.

Ingressão

Cerca de 300 alunos em Feira de Santana deverão participar do projeto. O processo de inscrição é simples, basta apenas levar os documento necessários a unidade escolar. O Acorda Cidade também conversou com a professora Ana Verena, diretora do Colégio de Tempo Integral, que explicou como funciona o processo de ingressão ao “Férias na Escola”.

Ana Verena
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“O projeto começa a partir de hoje, das 10h às 15h, teremos o projeto de férias, e os alunos farão as refeições pela manhã, o café da manhã e no final do projeto, o almoço. Funcionaremos no turno matutino fazendo as inscrições, pois o Governo do Estado abriu não só para os alunos da nossa escola, mas também para os alunos do município ou da comunidade, para que todos tenham direito de usufruir o projeto escolar nas férias com qualidade. Ainda não temos um número exato, pois ainda estamos fazendo essa inscrição, mas estimamos pelo menos 300 alunos. Alguns alunos ainda não chegaram. Se houver necessidade, tenho certeza que o Governo do Estado da Bahia ampliará para mais alunos. Para participar, é necessário que o aluno esteja no 6º ano em diante, porque nossa unidade também contempla o ensino fundamental, e que ele traga seu CPF, seus documentos, para que possamos cadastrá-lo”, finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários