Nesta quarta-feira (10), o Governo do Estado da Bahia lançará o projeto ‘Férias na Escola com mais Sabor e Saber’. O lançamento da iniciativa ocorrerá de forma simultânea em vários municípios. O secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, dará início ao projeto às 8h, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana, localizado na Rua Olney Alberto São Paulo, 3146 – Aviário. Desenvolvido pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC), as atividades do ‘Férias na Escola’ serão realizadas a partir desta quarta-feira, e seguem até o 31 de janeiro.
Com a proposta de fortalecer o vínculo e a participação estudantil, a partir do potencial artístico e cultural de cada localidade, as oficinas são direcionadas a estudantes da rede pública estadual de ensino e, também, aos estudantes do 9º ano das escolas municipais. As atividades vão acontecer de 7h às 13h, período em que será oferecida, também, alimentação para todos/as os/as participantes, com duas refeições diárias.
Parceria com a SJDH
O projeto é apoiado, também, pela Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), cuja ação consiste na oferta de 4 (quatro) oficinas que abrangem os 19 Núcleos Territoriais de Educação – NTE’s do Portal do Sertão e 26 de Salvador e Região Metropolitana. As ações da SJDH, com interface nas diversas políticas públicas no campo dos Direitos Humanos e acesso à Justiça, estão estruturadas em 3 (três) eixos: Educação e Cultura em Direitos Humanos (oficina ‘No balanço dos Direitos Humanos: a dança afro como instrumento de pertencimento do saber ancestral’); Pessoa com Deficiência (oficina ‘O que é capacitismo?’); e Proteção e Defesa do Consumidor (oficina ‘Orientação aos direitos dos consumidores’).
Sobre o Projeto Férias na Escola
Por meio do projeto, mais de 4 mil monitores voluntários do Educa Mais irão ministrar as oficinas para mais de 120 mil estudantes, em cerca de 500 escolas. Até o momento, 245 municípios já fizeram a adesão ao projeto. A estimativa é que o projeto acolha mais de 110 mil estudantes dos 27 NTEs, com realização de oficinas em cinco diferentes eixos: Cultura Corporal, Arte e Cultura, Saúde e Bem-Estar, Esporte e Lazer e Recomposição de Aprendizagem.
A iniciativa segue a orientação metodológica do Programa Educa Mais Bahia, programa implementado pela SEC, que já oferta oficinas educativas durante o ano letivo, envolvendo toda a comunidade escolar. O Educa mais Bahia amplia a jornada nas escolas através de oficinas de artes, esportes, música e fortalecimento das aprendizagens.
A ação será desenvolvida de forma articulada com outras secretarias estaduais, a exemplo das pastas de Cultura, de Saúde, além da parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), que aumentará a atenção à segurança no entorno das escolas onde haverá as atividades.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram