Bahia tem 3,7 milhões de contas de FGTS inativas

A Caixa Econômica Federal possui na Bahia uma base de 9,4 milhões de contas vinculadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Destas, cerca de 3,7 milhões – aproximadamente 40% – estão na base inativa. São contas que estão há pelo menos três anos sem receber depósitos e que na Bahia possuem um saldo total de R$ 53,7 milhões. Apesar de inativas, parte destas contas possui saldo  disponível para saque do trabalhador.

Criado para amparar o trabalhador em demissão sem justa causa, aposentadoria e outras situações, o FGTS é formado por depósitos no valor de 8% do salário, realizados mensalmente pelas empresas. Para identificar as  contas inativas, a Caixa Econômica Federal recomenda ao trabalhador um acompanhamento contínuo das contas vinculadas ao FGTS.

Com o monitoramento, o trabalhador pode identificar valores  disponíveis para saque ou resíduos de pagamento. De acordo com a Caixa Econômica, a existência de resíduos, que normalmente estão em contas inativas, é relativamente comum. “Não temos como mensurar quanto, mas uma parte substancial deste recurso é resíduo disponível para saque”, explica Adriana Moreira, gerente de FGTS da Caixa.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários