Educação

Escola Básica da Uefs supera média do Ideb e tem maior nota de Feira

A escola tem implantado um modelo de educação inclusiva e multidisciplinar. Existem alunos com deficiências, como baixa visão, síndrome de Down e com deficiências múltiplas. Todos são integrados às turmas sem distinção.

 

Acorda Cidade
 
O Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que funciona através de convênio com a Prefeitura Municipal, obteve a maior nota do Ideb 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas públicas municipais e estaduais de Feira de Santana em relação às séries iniciais do ensino fundamental. Com a nota 6.1 para o Ensino Fundamental I, superou a meta estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento da Educação para o ano 2022, ano do bicentenário da Independência, que era nota 6.0, média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável com países desenvolvidos.
 
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (InepMEC. O Ensino Fundamental II – do 6º aoano do ensino fundamental que corresponde à antigaàsérieobteve a média 4,3 e ficou em 1º lugar das escolas da rede municipal de ensino e 4º lugar das escolas públicas que reúnem município e estado, atrás de três escolas estaduais: o Colégio da Polícia Militar Diva Portela que alcançou média 5.4, o Colégio Rotary que conquistou a nota 4.6 e a Escola da Obra Promocional de Santana que obteve média 4.5.
 
Para a diretora da Centro de Educação Básica da Uefs, Kátia Silva, “o resultado de uma avaliação externa vem confirmar mais uma vez a seriedade da escola”. Para a nota obtida, ela atribui ao conjunto de esforços para se fazer uma escola melhor.
 
“Todos: Professores, coordenadores, diretores, funcionários e pais de alunos tiveram um papel fundamental para esse resultado. Todos têm um envolvimento muito ativo no dia a dia e a resposta disso não poderia ser outra”, declarou.
 
Hoje a escola possui 206 alunos do Ensino Fundamental I (até o 5º ano/4ª série) que estudam dentro do campus da Uefs e 471 alunos do Ensino Fundamental II (6º ano/ 5ª série até o 9º ano/8ª série) que estudam na unidade que funciona no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova. O acesso às vagas do Centro de Educação Básica é feito por sorteio público. Metade das vagas é destinada a dependentes de servidores da Uefs e a outra metade é à comunidade externa.
 
A escola tem implantado um modelo de educação inclusiva e multidisciplinar. Existem alunos com deficiências, como baixa visão, síndrome de Down e com deficiências múltiplas. Todos são integrados às turmas sem distinção.
 
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e reúne num indicador o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e nas médias de desempenho nas avaliações do Inep, da Prova Brasil e do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).  As informações são da asessoria de comunicação da Uefs.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários