INSS

Lupi diz que fila do INSS 'nunca vai acabar' e fala em reduzir espera para 30 dias em 2024

O ministro deu as declarações em Brasília, durante a cerimônia de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou nesta quarta-feira (3) que a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) “nunca vai acabar”. Para 2024, a meta traçada pelo ministro é a de que o tempo de espera seja reduzido a 30 dias.

Segundo Lupi, atualmente a fila de espera pela análise de pedido de benefício assistencial ou previdenciário é de 49 dias. O ministro deu as declarações em Brasília, durante a cerimônia de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS.

“Eu quero, nesse ano de 2024, chegar à data de 30 dias de espera para conclusão do benefício. O que quer dizer? Que no próprio mês que a pessoa dê entrada, conclua o processo”, disse o ministro ao g1.

Quando assumiu o Ministério da Previdência Social, no começo de 2023, Lupi havia prometido zerar a fila até o final de 2023, o que não ocorreu. A jornalistas, nesta quarta-feira, Lupi afirmou que nunca falou, literalmente, em zerar a fila, mas reduzir o tempo de espera para os 45 dias definidos em lei.

“Nunca falei em zerar, sempre falei em colocar o prazo de 45 dias. Por que digo que nunca vai zerar? Porque todo mês entram 900 mil, 1 milhão de pedidos iniciais, então a cada mês você vai rodando, entra mais 900 mil, 1 milhão de pedidos”, declarou. Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei para reduzir a fila no órgão.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ANALISANDO

Não mentiu.
Querer sonhar, dizendo que irá zerar a fila do INSS, é a mesma coisa de dizer que ninguém mais irá dar entrada em processos de aposentadoria, ou pedir os auxílios aos quais todos os cidadão tem direito. Seja esse cidadão adepto à turma do “nove-dedos” ou sejam “bolsomínios”, ou então “esquerdinhas” ou “direitinhas-nem-tanto”.
Na hora H. todos correm para lá. Para o INSS, até o gado…

Marcela

Se respeite que eu trabalho , pago meu plano de saúde prá não depender do SUS.

Como assim??

O gado precisa saber, que se ele sofrer um acidente em via pública, e o gado não tiver condição de “mugir” o seu atendimento será pelo SUS, viu?

Marcela

O come capim seco tem que saber que quem trabalha de verdade paga a previdência particular para não depender de jeito nenhum ou quase nada do governo e o principal estudar para ter um bom emprego e de preferência público.

Alguém

Tava indo bem, mas cagou quando falou em “emprego de preferência público”.
Aí é pra ser mais um mamando nas tetas da população trabalhadora e produtiva.

Marcela

O bom que a grande maioria que precisa do SUS são aqueles esquerdinhas que vivem as custas das “migalhas” do tal governo aí .

FEIRA DIFERENTE

Será que LUPI ainda é a favor de voto impresso? Rsrsrsrsrsrsrssrsrsrrs

Alguém

Mais um da trupe do 9 dedos que promete uma coisa impossível de fazer e depois dá pra trás dizendo que “não foi bem isso que eu disse”. Aprendeu bem com o picanheiro.

Típico desse pessoal, mas as pessoas votam em troca de qualquer promessa de migalha, e o resultado tá aí.