Com a conclusão das obras da Praça do Tomba, em Feira de Santana, que já possuem em média, seis meses, (veja aqui) os feirantes que trabalham no local, estão cobrando uma posição da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), responsável pelo setor, referente à inauguração.
O Acorda Cidade ouviu alguns destes feirantes que disseram não entender o motivo da demora. De acordo com a vendedora de frutas e verduras, Edinélia de Amorim, a obra, segundo ela, teria sido embargada e por isso, não houve a inauguração.
“Na verdade, eles falaram que a obra foi embargada. Está concluída, mas diz que, segundo eu ouvi dizer, que a obra estava embargada porque ficou sem o passeio para o pedestre, não tem faixa de pedestre para poder o pessoal passar. Não foi sinalizada para pessoas deficientes, não tem acesso para os deficientes em geral”, disse.
A feirante aproveitou ainda para reclamar sobre o portão de acesso à feira, que teria apenas um ponto de entrada e saída.
“A gente está querendo saber porque ele não vai abrir os portões de acesso pela lateral porque só tem um de um lado. Quer dizer que a gente vai ficar propício a entrar e sair pela mesma localização? Como é que pode? Se é uma feira livre, tinha que ser aberta, a lateral toda, para poder os clientes entrarem e saírem por onde queiram. A reforma ficou legal, poderia ter ficado melhor ainda, mas está legal”, declarou.
Para o vendedor de frutas, Jodeon Trindade, que trabalha na Praça do Tomba há mais de 40 anos, a entrega da obra precisa ser feita, já que foi concluída.
“Até agora ninguém veio resolver nada. A obra ficou boa, eu não era contra não. Ficou legal, tudo novinho, tudo bonitinho. Então, está na hora de voltar pra casa”.
Em retorno aos vendedores, o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, destacou que a inauguração deve ocorrer na próxima semana, após a demarcação das áreas em que cada feirante ficará.
“Queria dizer o seguinte, nós faremos a abertura essa semana ainda como estava programado, assim que assumimos a Secretaria de Agricultura do Município, que cuida também das feiras livres, eu fiz questão de visitar todas as feiras de Feira de Santana, todos os entrepostos comerciais que estão ligados à Secretaria. E, identificamos algumas incoerências, algumas correções a serem feitas, outras precisam de alguns reparos. E em especial a Feira do Tomba, nós conversamos com alguns feirantes lá no meado do mês de dezembro, mês passado. Os feirantes nos solicitaram a abertura de pelo menos mais três portões naquela área do Tomba, naquela área que nós fizemos o fechamento e a cobertura. Ficou uma obra linda. A Prefeitura investiu mais de R$ 4 milhões ali naquela estrutura, naquela reforma também do Coreto. Nós também fizemos uma obra de drenagem muito vultuosa naquela região e nas regiões cinrcunvizinhas para resolver o problema de alagamento”.
Alexandre Monteiro destacou sobre a revitalização do local.
“Então, é uma obra importante para Feira de Santana, um grande entreposto comercial que foi revitalizado pelo governo Colbert. E eu queria dizer que essa semana nós devemos já fazer, no domingo nós devemos fazer a reunião com os feirantes para estabelecer os espaços de cada um. E ao invés de fazermos a abertura, faremos a abertura dos três portões agora já com os feirantes fazendo a ocupação dessa área. Serão mais três portões para melhorar o acesso daquele entreposto comercial. Provavelmente, segunda ou terça-feira nós já devemos estar com os espaços demarcados e os feirantes atuando naquela área”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram