Tecnologia

Venda mundial de celulares cai 2,3% no segundo trimestre, diz Gartner

Samsung liderou as vendas, com participação de mercado de 21,6%. Nokia ficou em segundo lugar, seguida pela Apple, com fatia de 6,9%.

 

Acorda Cidade
 
O mercado mundial de celulares encolheu no segundo trimestre deste ano, com as vendas de dispositivos caindo 2,3% em comparação com o mesmo período de 2011. Segundo pesquisa do Gartner divulgada nesta terça-feira (14), 419 milhões de celulares foram comercializados no trimestre, com os smartphones representando cerca de 37% desse total.
 
A Samsung liderou as vendas no segundo trimestre de 2012, com mais de 90 milhões de unidades comercializadas no período, um aumento de quase 30% em comparação a 2011. O grupo sul-coreano atingiu participação de mercado de 21,6%, ante os 16,3% registrados no ano passado.
 
A Nokia seguiu na segunda posição, com mais de 83 milhões de aparelhos vendidos no trimestre. A participação da companhia chegou a 19,9%, ante 22,8% registrados um ano atrás. A Apple foi a terceira fabricante que mais vendeu celulares no períodoquase 29 milhões de unidades –, com fatia de mercado de 6,9% – em 2011, a empresa de Steve Jobs atingiu participação de 4,6%. A Research In Motion, fabricante do BlackBerry, ficou na décima posição, com fatia de mercado de 1,9%, ante 3% no ano passado.
 
Conforme o Gartner, a razão para a queda nas vendas de celulares foi o "ambiente econômico desafiador" assim como a espera dos usuários por grandes lançamentos, como o iPhone 5. O Gartner alerta que o terceiro trimestre pode ser ainda "mais fraco" para a Apple, dependendo de quando a companhia for lançar o novo smartphone.
 
Sistemas operacionais
 
Entre os sistemas operacionais mais vendidos, o Android, do Google, ampliou sua liderança no mercado, com participação de 64%, um aumento em comparação com os 43,4% registrados um ano antes. A plataforma iOS, da Apple, atingiu fatia de 18,8%, pouco maior em relação a 2011 (18,2%). A participação de mercado do sistema operacional Symbian, da Nokia, caiu para 6%, ante os 22% registrados em 2011. O Windows, da Microsoft, atingiu fatia de 2,7% – em 2011, a plataforma detinha 1,6% do mercado. As informações são do G1.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários