Política

Lula não abre mão de relatórios em papel e critica quem é ‘refém de celular’

Ministros já sabem que, para despachar com ele, precisam levar tudo impresso.

Presidente Lula - Reprodução: Youtube
Reprodução: Youtube

As anotação em papel ainda são as preferidas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde o primeiro mandato, ele cultiva o hábito dos manuscritos. Embora tudo hoje em dia seja digital, Lula trabalha no modo analógico. Ministros já sabem que, para despachar com ele, precisam levar tudo impresso. Ao contrário da ex-presidente Dilma Rousseff, que acompanhava tudo pelo computador, Lula gosta mesmo é da papelada.

Tanto é assim que ele embarcou para a viagem de fim de ano à Restinga da Marambaia, no Rio, com relatórios das ações dos 38 ministérios em 2023. Prometeu ler tudo durante o recesso.

Embora Lula prefira o papel, seus auxiliares têm toda a memória do governo no computador. Comandada pela arquiteta e ex-deputada Clara Ant, a Assessoria Especial de Apoio ao Processo Decisório do gabinete presidencial acompanha todos as reuniões e ordens do mandatário.

“É uma metodologia interessante porque, se o presidente der um comando para um ministro que não está numa reunião, por exemplo, pode ter certeza de que esse comando chegará ao destinatário. Tudo vai para um indexador”, afirmou um auxiliar de Lula, sob reserva.

Telefones celulares são proibidos nas reuniões com o presidente, tanto no Palácio do Planalto como no Alvorada. Se há uma coisa que irrita o chefe do Executivo é ver alguém mexendo no aparelho durante a conversa.

“Tem gente que fica refém do celular, que acha que o mundo não pode prescindir dele 30 segundos”, criticou Lula em dezembro, no último programa Conversa com o Presidente de 2023.

Fonte: Bahia.ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Joao Verdade

MAS AS URNAS SÓ PODEM SER ELETRÔNICAS NÉ KKKKK —- PQ NÃO PODE UM PAPEL IMPRESSO POR UMA IMPRESSORA AO LADO DAS URNAS

Cleidson

Cabeça velha e ultrapassado. Não consegue realizar uma desruptura do modo antigo com o moderno jeito de de se trabalhar, mais produtivo e eficiente.

Concordo plenamente com ele. A faca humana, está alienada da pessoalidade.

A raça humana está alienada da pessoalidade.
Ele está certíssimo.
Concordo plenamente com ele
Podemos vermos que as pessoas estão dementes, a maioria parecendo zubins, lerdos, por conta das r des sociais, a tecnologia maus usadas, está tornando seres humanos, em seres inúteis, .

ROGERÃO DA TORA

Concordo com ele presidente Lula em ter os relatórios do seu governo no papel. Isso me lembra o ex presidente Jânio Quadros que gostava de mandar os famosos bilhetinhos para seus auxiliares e o ex presidente Collor tentou imita-lo e caiu do cavalo. Aliás os 2 tiveram uma coisa em comum; as renúncias. Jantou Quadros por não conseguir apoio do congresso renunciou esperando dar um golpe que acabou se dando mal pois o povo que lhe elegeu virou as costas pra ele. Já a renuncia de Collor foi por conta de *** segundo a imprensa divulgou e ainda assim teve os direitos políticos cassado por 8 anos.

João Carlos

Certo,porque o voto não é impresso.