Acorda Cidade
As comemorações do Dia do Folclore vão além do dia 22 de agosto em Feira de Santana. O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira terá no próximo dia 24 uma manhã voltada exclusivamente para a cultura regional. Comidas típicas e apresentações culturais farão parte da prévia para a XIII Caminhada do Folclore, que será realizada no dia 26.
O cardápio da manhã será composto por cuscuz de tapioca, pipoca e arroz doce. Haverá desfile de personagens típicos do folclore brasileiro, como Iara e Saci, e também serão contadas parlendas e “o que é, o que é”. Segundo a coordenadora da unidade, Aisile Andrade, esta é mais uma data comemorativa para estabelecer a convivência entre todos que frequentam o centro.
O grupo do Samba de Roda do Centro Dona Zazinha,que se apresenta na Caminhada desde 2005, já está se preparando para mais uma participação e o ritmo dos ensaios segue acelerado. “Estamos muito animados para a apresentação desse ano, nós temos 65 pessoas envolvidas nesta exposição”, explica a professora Gilcionete Oliveira, que ministra aulas de alfabetização para os idosos e coordena o grupo de samba.
O Centro de Convivência oferece atendimento com psicólogo, assistente social e técnico em enfermagem. São oferecidos serviços como aulas de ginástica, alongamento, artesanato, dança de salão, oficinas de pintura, bordado e alfabetização, salão de beleza, além do cinema. A instituição atende mais de 300 idosos. As informações são da Secom.