Três baianos participam do Festival de Gramado este ano. Fernando Meirelles abriu na última sexta-feira (10) a programação oficial da 40ª edição do Festival de Cinema Gaúcho, com o filme 3603 , que traz no elenco Antony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz.
O longa é um caleidoscópio moderno, de amor e relacionamentos, interligando personagens de diferentes cidades do mundo num conto sobre a vida romântica no século XXI e conflito entre o que quer nossa razão e para onde nos mandam nossos impulsos e desejos.
Oito longas nacionais e cinco estrangeiros estão na disputa pelos kikitos – tradicionais troféus de Gramado, assim como 14 curtas brasileiros. Outros 21 estão numa mostra dedicada à produção gaúcha.
Este ano serão homenageados o cineasta argentino Juan José Campanella, ganhador do Oscar por O Segredo dos Seus Olhos, as atrizes Betty Faria, Eva Wilma e o diretor e jornalista Arnaldo Jabor.
Na competição brasileira, se destacam O Som ao Redor, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, ganhador do prêmio da crítica internacional no Festival de Roterdã, na Holanda, e Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida, de Matheus Souza.
Também foram selecionados Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! e Jorge Mautner – O Filho do Holocausto, documentários que já haviam sido exibidos no circuito de festivais no país.
Entre os curtas brasileiros estão O Duplo, de Juliana Rojas, recentemente premiado no Festival de Cannes, Menino do Cinco, dos baianos Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira e A Mão que Afaga, da baiana radicada em São Paulo Gabriela Amaral Almeida.
Menino do Cinco é o primeiro filme de ficção dos diretores e foi realizado com patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
Com A Mão Que Afaga, Gabriela também vai para a 45ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece de 17 a 24 de setembro. Será a única baiana entre os concorrentes. Gabriela é diretora de filmes como Náufragos, A Sutil Circunstância e Uma Primavera, que ganhou o prêmio de direção no Festival de Paulínia de 2011.
Além das mostras competitivas de longas e curtas-metragens, exibidas no Palácio dos Festivais, o Festival oferece outras programações para quem prestigiar o evento, que é realizado até o dia 18, com atividades na Sociedade Recreio Gramadense, Teatro Elisabeth Rosenfeld da Câmara de Vereadores, entre outros espaços.
O Festival também promove a exibição de uma mostra gaúcha de longas, debates e o tradicional cinema nos bairros, que traz os filmes Antes Que o Mundo Acabe, O Palhaço e Orquestra dos Meninos. A programação completa pode ser conferida no site oficial do Festival de Gramado. As informações são do Tribuna da Bahia.