Brasil

Aluno branco de escola privada tem nota 21% maior que negro da rede pública

Salvador, por exemplo, tem uma das maiores proporções de negros na sua população.

Acorda Cidade

 

As notas tiradas pelos alunos brancos de escolas particulares no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são, em média, 21% superiores às dos negros da rede pública,  acima da diferença de 17% entre as notas gerais, independentemente da cor da pele, dos estudantes da rede privada e os da rede pública. Os dados avaliados foram da edição realizada em 2010 com recorte das capitais no país.
 
De acordo com o Estadão, a nota média de negros que estudam em escola privada é 15% superior às dos negros da rede pública, próxima dos 17% entre todos os estudantes da rede particular e da rede pública. Na média, os brancos têm médias 3% maiores que os negros. Para o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes Lima, um "acúmulo de desigualdades".
 
"Fica claro que temos dois tipos de desigualdade: a social e racial. É a soma de dificuldades", afirma ele, que defende a combinação do fator racial com a cota cujo princípio é a escola pública. "Se os alunos da escola pública entram em desvantagem com a rede privada, os alunos negros da escola pública têm uma desvantagem ainda maior." Vitória, capital capixaba, tem uma média de 502,59 nas provas dos estudantes negros, a sexta maior entre as capitais.
 
Mas na comparação com os alunos brancos de escolas particulares, a diferença é a maior de todas: os brancos da rede privada têm média 27% superior à dos negros das públicas. A proporção de negros por Estado, que vai servir como critério para a reserva de vagas nas universidades e escolas técnicas federais, influencia as médias.
 
Salvador, por exemplo, tem uma das maiores proporções de negros na sua população. Apesar da participação maciça desse grupo na escola pública, a diferença de nota para os brancos de escolas privadas bate em 25%.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários