A Operação Comércio Mais Seguro, realizada pela 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), chegou ao fim nesta sexta-feira (29). A operação especial visa reforçar a segurança no centro comercial de Feira de Santana, assegurando a proteção de consumidores e comerciantes durante as movimentadas compras de fim de ano, período em que o fluxo de pessoas nas lojas e ruas registra um considerável aumento.
Com um efetivo dobrado e na tentativa de reduzir furtos e roubos, a operação, que teve início no dia 15 de dezembro, ainda contou com a colaboração da Cavalaria, Rondesp, além de outras companhias da Polícia Militar.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o Comandante da 64ª CIPM, o major PM Fernando Almeida, fez uma avaliação sobre a segurança no centro da cidade, e a efetividade da operação.
“Nós fazemos uma avaliação positiva da Operação Comércio Mais Seguro, tendo em vista que nós não registramos nenhuma ocorrência de maior vulto. Não foram registrados nas delegacias roubos ou furtos na área central de Feira durante este período. E aproveito a oportunidade, para agradecer o apoio que a gente teve do Comando Regional de Policiamento Leste (CPR-L), através do coronel Lopes e do tenente-coronel Muller. Ele nos proporcionou utilizar o ônibus, que foi um ponto sensível que a gente tinha aqui na área que era a questão da Praça Bernardino Bahia, onde tem muita gente ali, o fluxo de pessoas é muito grande. Então, nós posicionamos o ônibus ali e transmitimos para a população uma sensação maior de segurança. Pelo tamanho do ônibus, servindo de base móvel, a utilização das câmeras também que tem no ônibus, o ônibus tem um aporte tecnológico, e isso foi bastante significativo para o êxito da operação e transmitir essa sensação de segurança para a população”, frisou.
Não houve registros de ocorrências no centro da cidade durante todo este período. Ainda Segundo o comandante, a operação chega ao fim, mas a Polícia Militar continuará no centro de Feira de Santana, diariamente.
“A operação acabou, mas as pessoas podem manter a tranquilidade. O nosso serviço continua. Nós vamos ter o policiamento ordinário, empregado todos os dias, normalmente. A operação está encerrando hoje, porém, o serviço da 64ª continua. O centro comercial vai continuar sendo policiado e bem policiado e as pessoas podem se sentir seguras de frequentar o centro comercial de Feira”.
Além de garantir a segurança dos pedestres que circulam pelo centro da cidade, o major PM Fernando reforçou as medidas e contatos em caso de furto em vias públicas.
“A orientação é que as pessoas se sintam seguras para vir ao centro da cidade. Independentemente do horário, a Polícia Militar vai estar de prontidão, vai atender as ocorrências, vai estar atenta às situações e o policiamento à noite também continua normal. O centro de Feira de Santana vai continuar seguro.
Nós atendemos às ocorrências a partir do momento em que o cidadão liga para o 190 e o Cicom que é o Centro Integrado de Comunicação da Polícia Militar, aqui em Feira de Santana. O cidadão mantém contato com as viaturas e aí nós vamos atender a ocorrência”, finalizou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram