Com a chegada das festas de fim de ano é comum encontrar registros, principalmente nas redes sociais, de desaparecimento de animais em Feira de Santana. Isso porque, segundo a presidente da Ong Patinhas de Rua, Patrícia Cristina, o barulho emitido pelos fogos, pode causar pânico nos animais (cães ou gatos) fazendo com que fujam de suas residências.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Patrícia explicou ainda que os tutores devem estar bem atentos quanto aos cuidados com o animalzinho de estimação neste fim do ano.
“Nesse tempo nós sabemos que há um índice de desaparecidos por conta do barulho dos fogos e do abandono. A gente tem o pensamento de que ali, na cabecinha deles, o barulho dos fogos vem de dentro de casa, o que os levam a sair e correrem para longe, não sabendo, que o perigo na verdade está na rua. Então, acontece muito do pessoal esquecer o portão aberto, ou às vezes estar com muitas visitas que entram na residência e não fecham as portas, por isso, nós conscientizamos as pessoas para tomarem providências, principalmente, manter o bichinho preso nestes momentos”, ressaltou.
O Acorda Cidade também recebeu inúmeros pedidos de divulgação de animais desaparecidos. Veja no final da matéria.
Uma forma de prevenir os desaparecimentos, é manter os animais seguros durante o momento dos festejos e fogos. Patrícia Cristina ainda reforçou que os animais de pequeno porte, são os mais afetados com o barulho dos foguetes.
“Os animais que têm tutores, eles podem prevenir, mantendo-os em um lugar seguro até passar os fogos, se for viajar, deixar na casa de algum familiar, passar as medidas de segurança, colocar o colar com identificação que também já ajuda. Os de porte pequeno, os que possuem problemas cardíacos, tendem a ter mais medo. A exemplo do pinscher, o poodle, essas raças. Mas, lembrando, que até as raças de grande porte conseguem ser amedrontadas pelo barulho dos fogos. O problema é só nos animais, mas também pessoas com idosas, autistas e cardíacos. Quer festejar? Festeje, mas com fogos silenciosos”, disse.
Felizmente, as redes sociais são um aliadas no compartilhamento de cães e gatos desaparecidos, aumentando, assim, a chance de encontrá-los.
“As redes sociais é uma ferramenta muito importante. Nas nossas redes sociais nós recebemos pedidos de ajuda com o bichinho que sumiu, mas ao mesmo tempo, recebemos o pedido da pessoa que localizou. Ligamos e o tutor vai buscar, já tem outros casos que infelizmente não conseguimos localizar o animalzinho. O que podemos fazer para evitar, é prevenir”, finalizou Patrícia Cristina.
Confira os animais desaparecidos em Feira de Santana nos últimos dias. Quem encontrar ou obter informações sobre o animalzinho ou tutor, podem entrar em contato com os seguintes telefones:
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram