Natal

Você conhece o significado dos símbolos natalinos? Frei Capuchinho explica

De acordo com frei Liomar Pereira, a criação dos presépios completa 800 anos em 2023.

Decoração de Natal
Foto: Glaucea Vaccari/G1 MS

Estrelas, sinos, velas, presépios, anjos, bolas, e guirlandas.. Esses são apenas alguns dos muitos símbolos que adornam o cenário natalino. Mas você sabe o que cada um desses elementos representa na bela árvore de Natal?

Em uma conversa com o frei Capuchinho, frei Liomar Pereira, pároco da Igreja Santo Antônio em Feira de Santana, a reportagem do Acorda Cidade buscou desvendar o significado por trás de cada item.

“Natal é a festa do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, a encarnação dele em nosso meio. A estrela nos remete ao local onde os três reis magos foram guiados para encontrar o menino Jesus na gruta em Belém. Os sinos são interessantes porque representam a sonoridade que nos conecta a Deus. Assim, os sinos estão presentes no Natal para nos lembrar do nascimento do menino Jesus. Eles têm a capacidade de nos despertar, acordar nossos sentidos para a representatividade do menino Jesus Cristo, nosso Salvador”, explicou o frei.

Quanto às Velas do Advento, o frei Liomar destacou que esses símbolos assinalam o período que antecede o Natal, servindo como uma preparação.

Frei Liomar Pereira
Foto: Arquivo Pessoal

“A vela nos remete primeiro à consciência do Advento, que são as quatro velas que antecedem o Natal. Elas nos lembram da necessidade de nos prepararmos, de realizar uma faxina espiritual, um momento de preparação para acolhermos o menino Jesus. Não apenas nas manjedouras e presépios, mas, principalmente, em nossos corações”, declarou.

Presépios

Segundo o frei Liomar Pereira, a criação dos presépios completa 800 anos em 2023, sendo uma maneira de relembrar o nascimento do Menino Jesus.

“O presépio completa 800 anos de criação por São Francisco de Assis. Surge desse desejo de São Francisco de fazer memória da encarnação do verbo de Deus, gestado no coração de Maria e também em seu ventre. Nossa Senhora, ao dizer sim ao projeto de Deus, ao anjo Gabriel, assume a maternidade e acolhe em seu ventre sagrado a palavra de Deus, a semente divina, o verbo encarnado, que é nosso Senhor Jesus Cristo. São Francisco retoma a imagem do nascimento de Cristo, com Jesus Cristo, Nossa Senhora e São José como personagens centrais”, disse.

O frei Liomar também explicou o significado de a manjedoura permanecer vazia até a noite de 24 de dezembro.

“Antes deste período, há uma preparação para acolher o Natal na chamada Missa do Galo, que anuncia o nascimento de Cristo. Assim, na noite de 24 para 25 de dezembro, colocamos na manjedoura o Menino Deus, o Menino Jesus”, pontuou.

Segundo o frei, a tradição de montar a árvore de Natal é uma questão cultural, e ele enfatizou a importância de as pessoas se lembrarem do verdadeiro significado deste período.

“A árvore de Natal é mais uma questão cultural, mais americana do que nossa, porque não temos neve nem pinheiros. Deixe de ser uma recordação do que estamos prestes a celebrar. O mais importante do Natal – e vale a pena ressaltar – não são os enfeites que compõem a decoração, mas sim Jesus Cristo. Mais do que um tempo de troca de presentes, o Natal é um lembrete de que o grande presente da humanidade foi dado por Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, Deus Menino. A figura do Papai Noel originou-se de um Papa, o Papa Nicolau, que costumava distribuir presentes de Natal para as crianças em Roma. Essa característica de doação, campanhas e presentes, especialmente para as crianças no Natal, visa destacar que o grande presente que oferecemos não é material, mas sim o que Deus nos dá: a oportunidade de abrir nossos corações para acolher o Menino Jesus, que nos convida a ser solidários, a compartilhar e ser verdadeiros uns com os outros. Isso é o Natal”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários