Bahia

Inema resgata seis cachorros-do-mato em Feira de Santana

A ação foi desencadeada em resposta a uma reclamação sobre a presença persistente dos animais que estavam sendo vistos há oito meses.

Inema resgata seis cachorros-do-mato em Feira de Santana
Foto: Inema

Em uma operação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Unidade Regional (UR) Portal do Sertão e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cruz das Almas, seis cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) foram resgatados após habitarem áreas residenciais no centro urbano de Feira de Santana.

A ação foi desencadeada em resposta a uma reclamação sobre a presença persistente dos animais que estavam sendo vistos há oito meses em uma área residencial isolada. Os cachorros-do-mato ficaram presos após a completa muragem do terreno pelo proprietário.

Segundo o Médico Veterinário do Cetas, Paulo Bahiano, a área oferecia condições propícias para os animais: “registramos a presença de árvores frutíferas no terreno, arbustos, grandes leiras e acúmulo de resíduo de material vegetal, que poderiam ter servido como esconderijo ou tocas para os animais”, relatou.

Após a operação, os técnicos da UR Portal do Sertão encaminharam os animais para o Cestas Estadual do Recôncavo. Lá, passaram por exames clínicos e laboratoriais em parceria com o Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Ao final do atendimento, após constatação de ausência de doenças clínicas e subclínicas, os animais foram destinados a uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), local previamente cadastrada pelo Inema, com características ambientais adequadas para sobrevivência dos animais reintroduzidos, assegurando que possam viver com maior segurança.

“A captura e realocação foram necessárias para garantir a segurança dos cachorros-do-mato e a coexistência harmônica com os humanos”, ressalta Bahiano.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram