Planejar a ceia de Natal é um dos momentos que estão na lista das pessoas que vão realizar as festividades neste período do ano. Com tantos pratos tradicionalmente saborosos, fica difícil não querer aproveitar tudo naquela confraternização que só acontece uma vez por ano. Substituir ingredientes e vigiar a quantidade consumida para não exagerar são algumas dicas para tornar a festa mais saudável.
Ao Acorda Cidade, a nutricionista Lorena Gama Oliveira Moraes ressaltou que o ideal é se cuidar ao longo do ano, buscando o equilíbrio na alimentação.
Ela deu dicas de práticas mais saudáveis para as pessoas aproveitarem a festa.
“No Natal o que você pode fazer nada mais é do que experimentar um pouquinho de tudo, sem exagerar nos pratos e sempre optando por opções menos fritas, proteicas, com a menor quantidade de gordura possível. Moderadamente, dá para gente experimentar de tudo um pouco, o importante é o que a gente faz durante todo o restante do ano”, explicou.
Na ceia de Natal de muita gente não pode faltar o peru ou o chester. Segundo a nutricionista, a diferença de calorias entre os alimentos são poucas, mas o Chester tem mais gordura saturada, por isso, o Peru é mais recomendável em quantidades pequenas, vale ressaltar.
Lorena reforça que para ceiar sem abrir mão dos pratos calóricos mais gostosos, como o salpicão, bolos e empadão, o controle da quantidade é fundamental para manter o equilíbrio, afinal de contas, depois do natal, ainda tem o ano novo inteiro pela frente.
“Se a gente come demais, pode até passar um pouco mal, porque o nosso corpo não está acostumado com aquela quantidade de gordura naquele momento, e, principalmente, se você for uma pessoa que já tem uma patologia instalada, já tem algum tipo de intolerância, cuidado maior ainda para não perder o restante da noite de Natal, passando mal”, pontuou.
Bebidas alcoólicas também podem deixar o seu estômago mais inchado; por isso, é bom evitar ou beber com moderação. Sucos naturais/integrais e vinhos sem tanta adição de açúcar são boas opções.
A nutricionista não indicou que ninguém trocasse os pratos tradicionais, inclusive se for de muito gosto, porque faz parte de uma confraternização muito familiar, que só acontece uma vez no ano. Ela deu dicas de alimentos que compõem a ceia e são mais saudáveis.
“Preferir os alimentos proteicos, o peru é uma ótima opção no lugar de lasanhas, no lugar de tortas e empanadas, que acabam tendo um pouco mais de carboidrato e gordura; às vezes as pessoas trocam o arroz para colocar outros alimentos no prato que são um pouco mais saborosos e acham que estão compensando uma caloria na outra, só que isso pode acabar sendo um tiro no pé porque o arroz ele não tem uma densidade calórica tão alta, então ele vai acabar te dando uma saciedade maior em poucas calorias, enquanto se você tirar o arroz e colocar um pedaço de lasanha você vai acabar se sentindo um pouco mais inchado e também vai ter ingerido mais calorias”, explicou.
Passas em tudo, pode?
A resposta é não. Segundo a nutricionista, as passas são um carboidrato de caloria muito elevada. Mesmo um punhadinho, pode alcançar alto teor calórico. Continue lembrando que o equilíbrio é fundamental para não deixar de comer o que gosta.
“No arroz lógico que contabilizar alguns pontinhos de passas não vai fazer tanta diferença, não é uma preocupação relevante. O punhado de passas é que de fato é mais preocupante, a gente pode alcançar até 150 calorias”, esclareceu.
O salpicão foi considerado por Lorena um prato saudável, afinal vai frutas, verduras e o frango que é uma proteína. Agora ela alertou para o uso da maionese e dos requeijões.
“Molhos industrializados em geral muitas vezes são bastante calóricos, então se a gente puder optar por molhos mais caseiros, por molhos menos calóricos essa é uma opção, mas salpicão com a presença de frutas, de vegetais certamente tem uma baixa densidade calórica, tem bastante fibras e vai te conferir saciedade e bem-estar ao longo da noite”, indicou.
Para quem está realizando algum tipo de dieta, ela recomenda que a pessoa se alimente com algo leve antes, como uma fruta ou saladas, para não ficar nervosa e sair comendo tudo na hora da ceia.
“Quando chegar na ceia de Natal a gente não vai devorar aquele bife todo com uma capivara raivosa, a gente vai saber controlar as nossas escolhas, porque quando a gente está com fome a gente tende a ter escolhas realmente não tão assertivas. Então a dica que eu dou é que não vá com fome, vá pelo menos com o estômago forrado, faça suas alimentações normalmente ao longo do dia, assim você chega a ceia e acaba consumindo uma densidade calórica menor”, brincou Lorena.
No quesito do que evitar, ela pontuou os molhos como a maionese e pratos regados com creme de leite os principais. Optar pelas proteínas é o mais saudável na hora do prato principal. Frangos, carnes, atum, ao invés de queijo, presunto e peito de peru.
Hora das Sobremesas
Pensando em uma alimentação mais saudável durante a ceia, você já estará bastante saciado na hora de degustar os doces da festa, as sobremesas.
“Ter consumido saladas durante a refeição principal para te conferir uma saciedade maior, proteína também, na hora do doce, da sobremesa, você já vai estar com o estômago mais forrado, você não vai exagerar tanto na quantidade do doce e claro, moderação na hora de consumir aquele pedacinho”, explicou Lorena Ao Acorda Cidade.
Além disso, a nutricionista reforçou a importância da alimentação mais saudável ao longo dos 11 meses e da prática de exercício para uma vida melhor, e recomendou que você não deixasse de viver esses momentos de confraternização, o essencial é moderar e equilibrar.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram