Os passageiros e trabalhadores do Terminal Central foram alertados sobre a importância de evitar a contaminação por HIV. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o Sest/Senat, nesta quarta-feira (20), faz parte da campanha Dezembro Vermelho que aborda a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Além de palestra educativa e da distribuição de preservativos, a população também teve acesso a testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C, HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
Segundo a enfermeira referência técnica em HIV, Vanice Venas, as ações contra esse tipo de infecção são promovidas durante todo o ano nas unidades de saúde e nos eventos desenvolvidos pela SMS na cidade.
“Existem muitos mitos e preconceitos quando se pensa em HIV e nosso objetivo é justamente levar informação para que as pessoas consigam se proteger. Ter um parceiro fixo não é garantia de estar livre do vírus, o uso da camisinha é fundamental para garantir a proteção”, ressaltou.
Em Feira, os testes para detecção de HIV/Aids estão disponíveis de segunda a sexta-feira no Centro Municipal de Referência em IST/ HIV/AIDS, que fica localizado na rua Professor Geminiano Costa, Centro. O exame é feito em menos de 30 minutos, de forma rápida e sigilosa.
Neste ano, 313 pessoas foram diagnosticadas com HIV na cidade. Os dados foram coletados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da SMS. Atualmente 3.914 pacientes fazem o tratamento no Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram