No bairro Sobradinho, em Feira de Santana, às margens da Avenida Eduardo Fróes da Mota, moradores viveram desde a tarde de ontem (20), momentos de pânico por conta das fortes chuvas que caíram na cidade. Segundo eles, a obra de duplicação do Anel de Contorno prejudicou o escoamento da água, alagando diversas ruas do entorno, como a Rua Vitória da Conquista, Andaraí, Amaralina e a Rua Primavera. Além das vias, as casas também foram afetadas.
O morador Luís Silva Ribeiro cobrou uma solução dos governantes para os problemas da região, principalmente, aqueles causados pela obra de duplicação do Anel de Contorno.
“Eu espero que eles tenham compreensão e venham resolver os problemas deles. Eles fazem o projeto, ganham muito bem e não resolver? Vamos ver. A boca de lobo, eles não fizeram o estudo direito, o estudo planialtimétrico da rua, eles não fizeram. Eles não fizeram o estudo bem, da rede de esgoto, da parte de asfalto. É por isso que está acontecendo a invasão de água”, pontuou.
Luís que conhece a realidade das ruas do entorno, relatou que na Rua Vitória da Conquista ficou ilhada. Segundo ele, o governo municipal havia feito um estudo, mas até hoje eles sofrem com os alagamentos.
“O estudo foi feito, elaborado e ele (prefeito) não cumpriu com a obrigação dele. Há mais de 50 anos que a rua vem alagando. Rua Vitória da Conquista, Landulfo Alves, Arivaldo de Carvalho, e agora está juntando a rua que vem da Vila Olímpica, das duas redes de supermercado, está juntando tudo em uma rede só de esgoto. Está todo mundo preocupado. Eu gostaria que os engenheiros do Dnit procurassem rever o caso e virem fazer um estudo melhor. Um estudo com calma, com tranquilidade, que eles não estão tendo para fazer. Eles, quando a gente dá opinião, não resolvem. Eles têm que vir conversar, reunir, porque o caso aqui é sério”, explicou.
Além disso, outro problema que pode ter agravado a situação é o desnível entre o asfalto às margens do Anel de Contorno, com as casas próximas. Situações essas, relatadas por moradores ao Acorda Cidade (relembre aqui).
Rachaduras em casas também estão sendo registradas durante a duplicação da avenida.
Ainda segundo Luís, choveu forte durante cerca de 25 minutos, o que não agravou ainda mais a situação, pois de acordo com o morador, caso fosse mais forte e por mais tempo, a água teria invadido mais casas.
“Aqui ainda a chuva foi pouca e alagou. E quando chover uma hora, que está acostumada a chover? A água vai entrar da casa das pessoas”, alertou.
Leia também:
Chuva deixa ruas de Feira de Santana alagadas; Inmet emite alerta e Coelba monta força-tarefa
Moradores relatam aparecimento de rachaduras em casas após duplicação do Anel de Contorno
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram