Feira de Santana

Esquadrão de Polícia Montada promove atividade recreativa no HEC

O projeto tem como objetivo conceder aos pacientes do HEC, uma interação entre o ser humano e os animais, visando entretenimento.

Atividade no HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, em parceria com o Hospital Estadual da Criança (HEC), realizou na manhã desta terça-feira (19), o Projeto Equino Atividade ‘Alegria a galope’.

O projeto visa conceder aos pacientes do HEC, através dos cavalos, uma interação entre o ser humano e animais, visando entretenimento, recreação e melhora na condição emocional dos envolvidos.

Atividade no HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A equipe multidisciplinar do HEC ficou responsável por avaliar, através dos critérios de elegibilidade como faixa etária, capacidade de deslocamento, grau de risco, exposição ao animal, bem como selecionar qual atividade cada paciente poderá participar.

Ao Acorda Cidade, o capitão PM Peleteiro do Esquadrão de Polícia Montada destacou o objetivo da atividade ser realizada em uma unidade hospitalar.

Atividade no HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O nosso principal objetivo hoje é trazer um pouco de alegria, recriação, através da atividade assistida por animais, em especial no nosso caso, o cavalo. A gente não pode se dar ao luxo, pois o cavalo é uma ferramenta muito boa, é uma ferramenta que cura depressão, cura ansiedade, então a gente não pode guardar só para o policiamento montado. A gente tem que distribuir essa ferramenta, tem que trazer para a criança, fazer uma recriação, trazer um momento alegre, principalmente para quem está acamado e para quem está há um certo tempo já no hospital”, afirmou.

Segundo Lívia Leite, diretora operacional do HEC, todos os pacientes tiveram a possibilidade do momento de recreação.

Atividade no HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A Polícia Militar nos procurou para fazer essa parceria, trazer os animais deles, o cavalo, um animal de grande porte, para que a criança que está internada dentro do hospital pudesse ter contato com esse animal, trazendo bem-estar tanto psíquico, quanto físico para essas crianças. Essas crianças estão internadas na clínica pediátrica, na clínica cirúrgica, na oncologia, e também temos duas crianças da UTI pediátrica. É um evento que a gente espera que seja periódico, a Polícia Militar já se propôs a continuar nos apoiando, estando presente aqui dentro do hospital. Já fazemos com o cão, que é um animal de pequeno porte, e agora ampliamos para o animal de grande porte, que é o cavalo”, disse.

Atividade no HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Dona de casa, Diana Rodrigues Novaes está acompanhando o neto que foi diagnosticado com leucemia. Ao Acorda Cidade, ela contou da felicidade de ver o neto alegre e contente brincando com os cavalos.

Atividade no HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu achei uma iniciativa que veio favorecer as crianças, acredito que até a imunidade do meu neto, Leonardo, de 7 anos, pode aumentar. Ele foi diagnosticado com leucemia e já tem quatro meses realizando tratamento aqui”, disse.

Carmen Ramada também estava acompanhando a filha no HEC. Segundo ela, os próprios pais ficam felizes com estas ações que são realizadas na unidade hospitalar.

Atividade no HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É um projeto maravilhoso. A gente fica orgulhosa, com o coração cheio de amor pela oportunidade de ter esse momento tão especial, pois as crianças aqui estão carentes de tudo. É um momento muito difícil da vida delas e nossa como mães, mas é um momento de alegria. Minha filha ficou internada por 15 dias com pneumonia, teve alta, retornamos no domingo, mas hoje ela está de alta, graças a Deus”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários