Projeto Rondon

FTC Feira comemora sucesso da Operação Açaí

Oito alunos desenvolveram ações nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, cultura, comunicação, tecnologia e produção.

Acorda Cidade

Depois de 15 dias de atividades, a equipe da FTC Feira retornou do município de Ponta de Pedras, situado no arquipélago de Marajó, Estado do Pará, onde participou da Operação Açaí, do Projeto Rondon. Na avaliação do professor Robinson Moresca de Andrade, a participação da FTC Feira no projeto representou uma lição de vida e cidadania.
 
  Satisfeito com o sucesso de mais uma operação, a terceira que participa, Robinson Moresca, que dividiu a coordenação das atividades com o colega Alex Aguiar de Oliveira, informou que os oito alunos desenvolveram ações nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, cultura, comunicação, tecnologia e produção.
 
Segundo o professor, a resposta da comunidade veio com muito entusiasmo. “Os moradores de Ponta de Pedras viveram dias bem diferentes, uma experiência sensacional, conforme opinaram. Crianças e adolescentes participaram de atividades recreativas  na praia de Mangabeira, onde  a equipe fez a coleta de  53,6 Kg de  material plástico  encontrados na areia”, informou
 
 Ainda de acordo com o professor, os moradores aprenderam muito com os alunos, desde ensinamentos relacionados ao cooperativismo e associativismo, técnicas de manejo de caprinos e ovinos, até como fazer uma horta escolar, compostagem caseira e manipulação correta de alimentos.
 
Em uma escola municipal situada na comunidade de Tartarugueiro, onde o acesso é possível por meio de barco, a equipe da FTC realizou ação específica, que envolveu a pintura das grades de proteção, colocação de um reservatório suspenso de água no devido lugar. E ainda, ligação de água nos banheiros, revisão e ajuste do sistema elétrico, economizando diesel do gerador, que a comunidade não dispõe de rede elétrica.   Também foi instalada pia na cozinha com rede de drenagem da água utilizada. Com isso, os alunos que frequentam a escola, terão mais comodidade e segurança durante as aulas.
 
 Robinson Moresca disse que se sente gratificado por levar conhecimentos para a comunidade. Ele elogiou o esforço e comprometimento dos estudantes, que tornaram possível a realização do trabalho. “Para os alunos, foi um aprendizado muito rico, em todos os sentidos, além da oportunidade de conhecer um pouco mais do nosso país, no que se refere às belezas e os costumes do povo da região”, completou.
 
 A equipe da FTC foi integrada pelos acadêmicos Romualdo e Elton (Engenharia Ambiental), Rita (Nutrição), Zenóbio (Psicologia), Mairon, Plínio e Arison (Medicina Veterinária) e Sandreane (Fisioterapia). No município, contou com o apoio direto dos professores Wagner Pereira e Vanessa Martins, bem como da Prefeitura Municipal, através das diversas secretarias.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários