Em Feira de Santana, o bairro Tomba tem o maior número de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família que não estão vinculadas à unidade de saúde. Neste território, 4.474 pessoas e 2.924 famílias estão com acompanhamento de saúde pendentes.
O bairro Mangabeira é o segundo nesta relação, com 2.737 pessoas e 1.684 famílias estão na mesma situação. Em terceiro vem o Campo Limpo com 2.594 pessoas e 1.713 famílias.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que cerca de 47% dos beneficiários do Programa Bolsa Família em Feira de Santana não cumpriram com o acompanhamento obrigatório de saúde. Com o encerramento da segunda vigência em 31 de dezembro, a família que descumprir poderá ter seu benefício bloqueado ou suspenso.
Este procedimento é crucial para garantir o acesso aos direitos sociais, especialmente na saúde, envolvendo a atualização do calendário de vacinação e o monitoramento do peso e altura de crianças menores de 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes, que devem realizar consultas pré-natais.
As famílias contempladas devem se identificar como beneficiárias ao agente comunitário de saúde de sua microárea ou comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de suas residências para o registro dos dados, assegurando assim a continuidade do benefício.
Para o acompanhamento, é necessário comparecer com a Caderneta de Vacinação, o Cartão da Gestante e o número do NIS (Cartão do Benefício). Essas medidas visam assegurar a regularidade do benefício e o cuidado com a saúde das famílias atendidas.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram