Com o objetivo de promover a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como o HIV, Hepatite B e C e sífilis, quatro Unidades de Saúde da Família (USFs), realizaram na manhã desta segunda-feira (18), uma ação social na Praça do bairro Tomba, em Feira de Santana.
Enfermeira de uma USF, Charllene Souza explicou ao Acorda Cidade a importância da ação no mês de dezembro, dedicado a prevenção e conscientização ao HIV.
“Nós estamos aqui, as quatro unidades do Tomba, USFs 1, 2, 3 e 4, juntamente com o apoio da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana e o CSE. Estamos realizando testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatite B e C. Também estamos oferecendo aferição de pressão arterial e HGT. Graças à Deus o público aderiu a nossa ação, é uma ação que realizamos todo o ano, não só no mês de dezembro, mas intensificamos porque é o mês de prevenção de HIV, o dezembro vermelho”, disse.
Caso seja constatada a presença de IST através do teste, o paciente será encaminhado ao Centro de Saúde Especializado de Feira de Santana (CSE). Ainda segundo Charllene Souza, a realização dos exames também se estende para toda as Unidades de Saúde da Família do município, em qualquer dia e horário.
“Caso constatado, nós referenciamos o paciente para o CSE e lá esse paciente fará a coleta da sorologia para realmente confirmar o diagnóstico. Confirmando o diagnóstico, o paciente será acompanhado lá mesmo na unidade. Estamos aqui não só nesse momento, mas todas as unidades de saúde de Feira de Santana possuem testes. É só apenas 5 minutos que a pessoa aguarda e já conseguimos o resultado. A testagem consegue identificar HIV, sífilis Hepatite B e C”, frisou.
Moradora do bairro do Tomba, a dona de casa Mara Nice Nunes, destacou também a relevância da ação no sentido de atrair a comunidade que não tem procurado as unidades de saúde para realizar exames.
“Maravilhoso, porque a maioria do pessoal, dos idosos não se preocupam com a saúde, mas, vendo essas ações, eles ficam entusiasmados. É importante fazer fora da unidade de saúde, pela curiosidade, eles vêm e fazem. Sempre que eu posso também participo”, finalizou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram