A partir desta sexta-feira (15), os agentes da Guarda Municipal de Feira de Santana, vão utilizar bodycams (Câmeras Corporais) no fardamento durante o patrulhamento. A notícia foi divulgada durante a cerimônia na prefeitura, que também entregou novos equipamentos e anunciou o investimento na segurança pública da cidade. 30 novas câmeras modelo Q6000 foram adquiridas para melhorar o videomonitoramento da cidade.
O secretário de Prevenção à Violência (Seprev), Moacir Lima dos Santos, falou ao Acorda Cidade sobre a importância das câmeras para as operações e a segurança das pessoas e dos agentes.
“São câmeras corporais que filmam toda ação. Para tirar aquela dúvida, que quando acontece, fala uma coisa, fala outra, surge vídeo de várias formas, e aqui não. O próprio agente público municipal, vai estar andando na ação e filmando todo aquele momento. Então isso é importante para quem tem a visão do que realmente aconteceu”, pontuou.
Segundo o secretário, 213 agentes fazem a segurança. No momento, a Guarda já está atuando com oito câmeras nas lapelas. De acordo com Moacir Lima, os agentes estão passando por um período de experiência e que em breve, prevê ainda mais a aprimoração da segurança municipal.
“Ainda estão em um estágio experimental, porque hoje ainda não se tem muitas forças de segurança trabalhando com as câmeras, mas a nossa Guarda Municipal em Feira de Santana está fazendo essa experiência, com certeza, vamos avançar mais. Nós temos hoje oito câmeras que funcionam na lapela, dá para, nesse momento, atender aquilo que a gente precisa. Além disso, temos os drones que também podem fazer acompanhamento das ações, tudo isso para gerar mais tranquilidade para o nosso povo, essa é a intenção” afirmou.
Ainda conforme Moacir, o município fez um investimento de R$ 2 milhões na compra de equipamentos tecnológicos direcionados para a segurança pública. As câmeras modelo Q6000 foram destacadas por conseguirem captar as imagens em 360º.
“A cada raio de 250 metros, ela vai alcançar o problema. Então, essa é a nossa intenção, de trazer mais tecnologia avançada. Ela não pode mais ficar trabalhando com uma câmera que se ela estiver olhando aqui, ela vai pegar, e se acontecer o fato, no momento que ela está girando, do lado contrário, não vai pegar. Essa não, ela vai pegar em todos os seus ângulos”, ressaltou.
De acordo com o secretário, as câmeras já estão sendo instaladas em pontos estratégicos onde há uma maior incidência de crimes. Além disso, a Seprev está buscando a cooperação de outros setores da segurança pública para fazer o melhor uso dos equipamentos.
“A gente está pedindo as orientações das delegacias, conversamos com o doutor Ives, com o pessoal do CPR-L para passar as informações, onde há mais necessidade da colocação delas, para que a gente possa, assim, trabalhar com mais tranquilidade. Por exemplo, o elemento chega, deixa uma pessoa baleada, alguém acidentado e vai embora e ninguém sabe quem foi que deixou. Estamos instalando esta câmera ali, nós vamos ver agora quem levou, qual carro que levou, para aí sim as polícias poderem investigar”, finalizou.
Além das câmeras, foram entregues novos armamentos, viaturas e drones. Participaram da cerimônia, o prefeito Colbert Martins Filho (MDB), o secretário da Seprev e demais secretários e autoridades.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram