Nesta quarta-feira (26), a partir das 10 horas, acontece no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) uma mistura de cores e sons. É a prévia da Caminhada do Folclore, programada para o teatro de arena. O evento vai reunir vários grupos de Feira de Santana, entre os quais o Samba de Roda Queixabeira Lagoa da Camisa, Capoeira São Francisco, Banda Afro Tambores Proféticos, Espantalho da Corte, além da apresentação do Projeto Gamga Zumba e de Zé das Congas.
O percussionista José Pereira dos Santos, o Zé das Congas inicialmente fabricava instrumentos musicais. O apelido “Congas” resultou do manuseio com esse tipo de instrumento, espécie de tambor, semelhante ao atabaque. Com o passar do tempo dedicou-se à música, fabricando e inovando os instrumentos de percussão. Ele estará no Cuca fazendo o que sabe. Tirar música de instrumentos como “berimbaça”, fabricado com cordas de violão, compensado e mídia de CD.
A 10ª Caminhada do Folclore acontece no domingo (30), a partir das 8 horas. A Avenida Getúlio Vargas será o palco do desfile, que reunirá milhares de participantes que integram os grupos de Feira de Santana e de outras cidades da região. Destaque para o grupo de encourados que abrirá o cortejo em homenagem à origem de Feira de Santana.
A ideia da Caminhada é mostrar o potencial folclórico, de Feira de Santana e de outros municípios, procurando despertar na comunidade o sentimento de amor às suas raízes culturais. A caminhada, evento que já se consolidou ao longo desses 10 anos, faz parte do Guia de bens Culturais do Brasil
Assessoria Cuca/Uefs