Mensagem de terça-feira, 31.07.12

Excesso de ajuda prejudica

Certa vez um mestre encarregou seu discípulo de cuidar do campo de arroz. No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária.

 

Certa vez um mestre encarregou seu discípulo de cuidar do campo de arroz. No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte e a colheita foi boa. No segundo ano, o rapaz teve a idéia de acrescentar um pouco de fertilizante à terra. O arroz cresceu rápido e a colheita foi maior. No terceiro ano, colocou ainda mais fertilizante. A colheita foi maior, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho. O discípulo ficou sem entender o que ocorrera e consultou seu mestre, que o advertiu:

         – Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem.

         Essa é uma verdade que vale tanto na empresa como na vida pessoal. Você fortalece alguém quando o ajuda um pouco, mas enfraquece a pessoa, e pode até estragá-la, se a ajuda muito. Você tem que encontrar o equilíbrio entre ajudar o funcionário apenas o suficiente para capacitá-lo a fazer tarefa e depois exigir que ele o faça usando o próprio conhecimento e discernimento. Se você o auxiliar na medida exata, terá a seu lado um colaborador profissionalmente maduro e construtivo. Caberá a você, como gerente, dosar o quanto esse apoio poderá ajudar ou prejudicar seus funcionários.

 

Mensagem retirada do livro O que podemos aprender com os Gansos, Alexandre Rangel.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários