Feira de Santana

Secretaria Municipal de Saúde alerta para sintomas de virose semelhantes ao de dengue

Neste ano, quatro óbitos já foram registrados em Feira de Santana.

Mosquito da dengue
Foto: Creative Solutionist/Pixabay

Febre, dor de cabeça, dor nos olhos e dor no corpo, são alguns sintomas relacionados às viroses, mas também podem ser provocados pela dengue, é o que afirma a enfermeira, referência do grupo técnico das arboviroses do município de Feira de Santana, Ana Luiza Andrade Melo.

Ao Acorda Cidade, ela destacou que a população não deve ficar em casa, aguardando os sintomas passarem, mas sim, buscar atendimento em unidades de saúde.

Enfermeira Técnica
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente tem concomitante às viroses em Feira de Santana, as síndromes respiratórias e à dengue. O município de Feira de Santana vem cursando com a epidemia de dengue, então a gente chama atenção para os sinais e sintomas que são muito parecidos. Febre, dor de cabeça, dor nos olhos, dor no corpo, por isso é interessante que a população não fique em casa, procure a unidade de saúde para que possa ser avaliada e medicada corretamente. Os sinais e sintomas confundem bastante porque são bastante semelhantes. Realmente exige da população essa atenção, até porque a gente está num período que é propício para o aumento do número de casos de dengue. Então fica esse alerta, não só para as arboviroses como um geral, mas os casos de dengue, a gente tem que ter atenção”, explicou.

De acordo com Ana Luíza, o período de maior incidência de casos de dengue foi nos meses de julho e agosto.

“A gente começou a perceber um aumento no mês de maio, com 214 casos, e tivemos a maior incidência desses casos no mês de julho e no mês de agosto. Já no mês de setembro, a gente foi notando uma queda e agora fica realmente esse alerta no mês de outubro e novembro, no qual a gente vem percebendo essa diminuição no número de casos de dengue. Entretanto, fica essa preocupação para que as pessoas procurem as unidades de saúde e que as equipes das unidades de saúde estejam sensíveis às notificações. Acreditamos também que tenha, sim, subnotificações, e a gente tem que evitar essas subnotificações, para que possamos realizar um trabalho, principalmente em relação ao controle do vetor”, declarou.

Segundo Ana Luíza, a hidratação é a melhor recomendação para quem foi acometido com a dengue. Ao Acorda Cidade, ela destacou que uma doença não anula a outra, logo o paciente pode pegar até três tipos de doenças simultaneamente.

“É possível o paciente ter mais de uma virose? Pode estar com dengue, pode estar com síndrome respiratória e pode estar também, de repente, com chicungunha. Então, uma doença não invalida a outra. O que é que compete? A população precisa ter atenção, e ao notar algo diferente, procurar a unidade de saúde para que possa ser avaliado e ter uma condução de forma correta”, explicou.

Neste ano, quatro óbitos já foram registrados em Feira de Santana.

“Infelizmente, o município de Feira de Santana confirmou quatro óbitos até o momento. Existem outros em investigação, mas confirmados até o momento, foram quatro. E se tratando do uso da máscara, é uma recomendação que aprendemos com a pandemia, e que temos que levar para a vida como um todo. Então, as pessoas que estão com sinais e sintomas de gripe, é interessante que elas usem a máscara para se proteger e proteger as outras pessoas também”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários