Olimpíadas 2012

Seleção Brasileira de Futebol joga por classificação antecipada

Saiba o que muda na seleção e o que esperar de Belarus para o confronto deste domingo

Acorda Cidade

A seleção brasileira entra em campo contra Belarus, às 11h45 (horário de Brasília), com três objetivos principaispelo menos é o que se percebe das últimas entrevistas do elenco. O primeiro é conseguir a classificação antecipada para as quartas-de-final dos Jogos Olímpicos. Além disso, Mano Menezes espera corrigir alguns erros cometidos na partida de estreia – e, ele mesmo admite, todos gostariam também de ver Neymar voltar a brilhar.

vaga na próxima fase pode vir caso o Brasil ganhe o jogo e a Nova Zelândia não vença o Egito. A seleção começa a partida sabendo o resultado do outro confronto, que também acontece em Old Trafford, Manchester, às 8h (de Brasília). “Quando vem de forma antecipada (a classificação), você ganha a possibilidade de na última rodada ter mais tranquilidade”, diz Mano. O treinador poderia poupar titulares e testar novas formações no terceiro jogo, contra a Nova Zelândia.

Além disso, Mano Menezes espera ver corrigidos alguns erros que fizeram o Brasil sofrer para vencer o Egito, mesmo após abrir três gols de vantagem no primeiro tempo. Os principais pontos são a cobertura falha dos laterais e o posicionamento dos volantes, que jogaram muito abertos e deram espaços no meio-campo. O técnico falou sobre isso na entrevista que deu após o jogo.

“Os dois laterais não devem apoiar ao mesmo tempo, e isso aconteceu algumas vezes no segundo tempo”, disse o treinador. Ele também criticou o posicionamento dos volantes. “Você precisa sempre ter um volante central”, apontou Mano.

As possíveis mudanças no comportamento do time serão fruto apenas da conversa do treinador com a equipe. No único treino que a equipe fez entre os dois jogos, a principal atividade foi um “rachão” sem orientações táticas. “Não tempo para treinamentos mais longos, então faremos (mudanças) com palestras, resumos, para mostrar aos jogadores quais foram nossos erros”, disse o treinador.
Também existe algo que, não apenas o treinador, mas todos os torcedores brasileiros gostariam de ver: Neymar voltar a brilhar. O atacante não é decisivo em campo desde as finais do Paulistão, em março. Mano Menezes também comentou o assunto nas últimas conversas com os jornalistas.

“As cobranças aparecem quando ele deixa cair o rendimento em relação à expectativa. É preciso saber conviver com isso, não perder as suas referências, fazer pequenas avaliações com a comissão técnica e realizar pequenos ajustes, para que volte a ser o jogador tão importante que vai nos ajudar a vencer essas Olimpíadas”, disse Mano.

O treinador não confirmou a equipe que começa o jogo contra a Belarus, no domingo (29), mas deu a entender que será o mesmo time que venceu o Egito. “O padrão será informar a escalação só no dia do jogo”, disse o treinador. “Não vamos fazer grandes mudanças, isso vocês podem estar certos”.

O que esperar de Belarus
O adversário do Brasil neste domingo é um estreante em Olimpíadas no futebol, mas é o time mais alto da competição. Belarus marcou o gol da vitória contra a Nova Zelândia de cabeça, numa jogada de escanteio. “A estatura remete a cuidados especiais. Não me preocupa em demasia porque essa seleção brasileira tem uma boa estatura”, afirma Mano.

É também um time menos incisivo que o Egito. “A grande diferença é que o Egito tem uma postura mais agressiva. A Bielorrússia (ou Belarus) jogou no sistema de duas linhas de quatro (contra a Nova Zelândia), com um ou dois atacantes, um de referência e outro vem por trás. Não agrediu tanto a linha de marcação, esperou mais em seu campo”, disse o treinador.

Belarus tem ainda um jogador brasileiro naturalizado, Renan Bressan, 23. O meia foi para a ex-república soviética aos 18 anos e defende o Bate Barisov. Ele enfrentou Thiago Silva pela Champions League, quando o capitão brasileiro defendia o Milan. Renan foi titular na estreia de Belarus. Além disso, serviu de tradutor na confraternização que brasileiros e adversários fizeram, no hotel onde os dois times estão hospedados.

“Jogar contra o Brasil num estádio tão importante vai dar a nossos rapazes mais confiança e mais possibilidade de mostrar o melhor deles”, disse Georgy Kondratyev, técnico de Belarus. “Acho que a maioria dos mês jogadores vai dar o melhor de si nesse jogo. Claro que ficamos com uma sensação diferente, mas diria que ninguém no time está nervoso”. As informações são do IG

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários