O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, realizou uma live no YouTube, na manhã desta segunda-feira (4), para apresentar os dados relacionados aos casos de dengue e covid-19 no município.
De acordo com o prefeito, a live teve como objetivo acender um alerta para toda população com relação ao crescente número de casos de ambas as doenças, principalmente neste período que antecede o verão.
“Bom dia meus amigos meus irmãos de Feira de Santana. Volto a ter este contato com vocês para um assunto de extrema importância do ponto de vista da Saúde. Tivemos aqui várias vezes conversando a respeito da covid lá em 2020, mas na sequência estaremos conversando com vocês também algo extremamente importante que diz respeito às doenças que ocorrem no verão, e a dengue é uma delas, e estas doenças podem provocar sim e provocaram tantas outras mortes no passado e continuam a provocar mortes no presente. Portanto, do ponto de vista da saúde pública de Feira de Santana, eu tenho o dever de conversar com vocês, de explicar e chamar a sua atenção para o aumento do número de casos de mortes, tanto de dengue, quanto de covid-19”, afirmou.
Segundo Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, somente neste ano de 2023, 2.754 casos foram confirmados para a dengue.
“Nós estamos em um período epidêmico, a nossa curva teve uma descida, diminuiu a quantidade de casos, mas os nossos casos são com os sinais de alarme, então é um momento delicado. No ano passado, no mês de setembro, nós recebemos a notícia da variante do genótipo tipo 2, e é esta que predomina em Feira de Santana, então estamos em um momento como o prefeito informou, de muito alerta, nós vamos entrar agora no período de alta transmissão que é no verão, e como ele mesmo disse, a gente está emendando uma epidemia na outra. Em 2023 nós tivemos 2.754 casos positivos confirmados de dengue, em 2019 que foi o último ano epidêmico, nós tivemos 10.626 casos, mas não tínhamos esse genótipo tipo 2”, explicou.
Até o presente momento, o bairro do Tomba é o que mais registra casos de dengue, e de acordo com Carlita Correia, cinco óbitos já foram registrados na cidade.
“Hoje nós temos o Tomba com 382 casos, Mangabeira com 370, conjunto Feira X com 312, Queimadinha com 305 e Campo Limpo com 292, estes são os cinco primeiros da lista. Nós tínhamos quatro óbitos, porém ainda estávamos aguardando um caso que estava em análise, mas o resultado foi disponibilizado neste final de semana. Era um paciente renal, dialítico, então era um paciente que de nenhuma maneira poderia ter sido acometido pela dengue, então este genótipo tipo 2, é mais grave, consegue fazer com que tenha queda brusca de plaquetas levando um agravamento muito rápido do paciente, então desta forma, nós confirmamos cinco óbitos por dengue em Feira de Santana neste ano”, declarou.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária municipal de Saúde declarou que apenas no mês de novembro, mais de 400 casos de covid foram registrados.
“O caso é preocupante, o motivo da live foi justamente porque os números têm aumentado gradativamente de forma assustadora. A covid por exemplo, neste ano e 2023, foram 606 casos, mas somente neste mês de novembro, foram 424, então é um pico muito grande. Pedimos que a população fique em alerta, e quando sentirem os primeiros sintomas, procurem uma unidade de saúde mais próxima para serem orientados e vacinados, aqueles que ainda não tomaram a vacina”, pontuou.
Leia também:
Feira de Santana volta a registrar aumento dos casos de covid-19
Covid-19: mesmo com 4 mortes neste ano, procura por testes e vacina tem sido baixa
Sesab faz alerta epidemiológico sobre aumento de casos de covid-19
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram