Após a presidente da APLB-Feira, Marlede Oliveira informar ao Acorda Cidade, que a Conferência Municipal de Educação não seria realizada em Feira de Santana, a secretária Anaci Bispo Paim se pronunciou, afirmando que cada município possui um calendário a ser seguido.
De acordo com a gestora, a preparação neste momento, é para a Conferência Nacional de Educação, que acontece entre os dias 28 e 30 de janeiro.
“As discussões que envolvem temas dessa ordem são tratadas no cotidiano, envolvendo uma série de atividades a partir do monitoramento do Plano Municipal de Educação, a partir também do Fórum Municipal de Educação que não envolve apenas a rede municipal. Nós estamos com nove delegados indo participar em Salvador da Conferência Estadual, e uma das maiores delegações é a nossa, com pessoas que estão antenadas, estão participando de todos os momentos da educação. Vamos, mais uma vez, fazer um ambiente aberto de uma conferência preparatória para a Conferência Nacional da Educação”, informou.
Ainda segundo a secretária de Educação, a Conferência Municipal pode ser realizada até o ano de 2026.
“A de Feira está mantida. Nós vamos fazer de acordo com o calendário da conveniência da realização, porque a preparação é para a nacional, e posteriormente, para avaliação do plano municipal de educação que nós já fazemos o monitoramento. No próximo ano, o plano nacional completa 10 anos, e o de Feira de Santana foi aprovado em 2016, mas nós temos teoricamente até 2026. Em decorrência do nacional acontecer em 2024, as ações também de monitoramento devem estar sendo apresentadas até o próximo ano. Não há necessidade de uma data marcada, definida, porque esse calendário é de autonomia de cada município”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Feira de Santana não realizará Conferência Municipal de Educação, diz presidente da APLB
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram