Feira de Santana

Fundação do George Américo há 36 anos, um dos maiores conjuntos habitacionais de Feira, foi celebrada na Câmara

Líderes comunitários, comerciantes, moradores e diversas pessoas ligadas ao conjunto preencheram a galeria e o plenário da Casa da Cidadania.

Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana
Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana

A Câmara Municipal de Feira de Santana celebrou, na noite desta quarta-feira (29), em sessão solene, o aniversário de 36 anos de fundação do conjunto George Américo. No evento, de iniciativa dos vereadores Pedro Américo (UB) e Silvio Dias (PT), foram rememoradas as lutas pelo direito à terra travadas pelos primeiros ocupantes do então “Campo de Aviação”, no bairro Campo Limpo. Líderes comunitários, comerciantes, moradores e diversas pessoas ligadas ao conjunto preencheram a galeria e o plenário da Casa da Cidadania.

Presidente da sessão, Silvio Dias conta que a ocupação iniciada em 28 de novembro de 1987 foi liderada por George Américo Mascarenhas – que dá nome ao conjunto – e composta por pessoas que, desde o princípio, buscavam apenas “a possibilidade de ter um lar”. Contando com o apoio de organizações sociais e políticas como o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e o Partido dos Trabalhadores (PT), os primeiros moradores conseguiram “vencer as batalhas” e permanecer no local. Organizados desde o início, a ocupação resultou em um conjunto com ruas amplas e propícias para o comércio.

Residente daquele local durante a sua infância e juventude, o vereador Pedro Américo (UB) destaca que a organização e união entre os moradores são os principais diferenciais das pessoas que vivem no conjunto. Uma comunidade participativa decide, em conjunto, as principais pautas e reivindicações em prol do desenvolvimento e bem-estar de todos, diz o parlamentar. Mesmo com diferenças religiosas, socioeconômicas e políticas, os moradores “têm a lógica de primeiro defender o interesse coletivo para depois lutar por pautas individuais”.

Esta união foi ratificada pela presidente da Associação de Moradores (Asconga), Analúcia Maria de Jesus Borges. “Desde o início, sempre lutamos em comissão e nunca fizemos nada sozinhos. É desta forma que nos fortalecemos e superamos diariamente os desafios”, acrescenta a moradora e conselheira de assistência do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Paula Carneiro de Oliveira.

Um conjunto em desenvolvimento

Líder dos sem-teto de Feira de Santana, George Américo Mascarenhas, comandou, ao longo de seus 28 anos, 21 ocupações no município e, por isso, ficou conhecido como o “rei das invasões”. O termo “invasor”, no entanto, não foi adotado pelo radialista Carlos Geilson ao fazer a cobertura jornalística em 1987. Presente na sessão, o atual secretário Municipal Extraordinário de Programas e Projetos Especiais disse que se orgulha em ter presenciado aquele momento e tratado os cidadãos como “ocupantes”. Ao observar a evolução do conjunto, ele externou a alegria de “ver aquela comunidade crescer e prosperar”.

Ex-vereador de Feira de Santana e morador do George Américo, Gilmar Amorim destaca que o conjunto dispõe, atualmente, de quatro unidades de saúde, uma base de segurança da Polícia Militar, escolas particulares e municipal, feira livre, praça pública, quadra de esportes e um forte comércio. A população conquistou a escrituração de suas residências, pavimentação asfáltica, transporte coletivo, sistema de drenagem das águas pluviais e esgotamento sanitário. “Nós vamos continuar com a mesma bravura, determinação, amor às pessoas mais carentes, levantando a bandeira que George Américo sempre nos ensinou: defender a nossa comunidade”, disse o ex-vereador.

Comandante da Base Comunitária de Segurança do local, o capitão PM Fernando Gomes acrescenta que, além do desenvolvimento socioeconômico, o George Américo também teve avanços em segurança pública ao longo dos anos. Fundador de projetos sociais e educacionais voltados às crianças e jovens da região, ele garante que qualquer cidadão pode, independente do horário, circular com segurança pelas ruas do conjunto.

Homenageados:

Na sessão, foram homenageados com um certificado em alusão aos 36 anos de fundação do George Américo: Brasiliano da Silva Barreto; Maria Alice Silva de Oliveira; Cláudio Santos de Souza; Antonino de Souza Santos; Adaias Ferreira da Silva; Maria Lúcia Nascimento Ramos e Sandoval Mascarenhas Santana.

Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram